Servidores conhecem e tiram dúvidas sobre Programa de Gestão e Desempenho e o processo de implementação do teletrabalho

• Publicado: Quinta, 08 de Setembro de 2022, 09h26
  • Última atualização em Segunda, 12 de Setembro de 2022, 14h50

forum servidoresServidores da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) participaram, na tarde desta terça-feira (6), do início das atividades do “I Fórum de Servidores”. Na ocasião, foram discutidas questões relacionadas ao teletrabalho, modalidade de trabalho desempenhada fora do ambiente físico da instituição, abordada no Programa de Gestão e Desempenho (PGD).

Clique aqui e reveja a abertura do Fórum!

A mesa de abertura do Fórum, que foi realizada de forma híbrida com transmissão pela internet, contou com a participação do reitor da Unifesspa, prof. Francisco Ribeiro da Costa; da pró-reitora de Gestão de Pessoas em exercício, profa. Juliana de Sales; e da Diretora de Desempenho e Desenvolvimento da Progep, Giselle Batista.

Em sua apresentação sobre aspectos da Legislação, Conceitos e Normativas Vigentes sobre o PGD, Gisele lembrou que as discussões sobre o tema já ocorrem desde o início do ano. A diretora explicitou as normativas que estabelecem orientações, critérios e procedimentos gerais a serem observados à implementação do PGD.

Após a explanação dos conceitos e fundamentações que regem o PGD, foi aberto o espaço para que os servidores tirassem suas dúvidas quanto à empregabilidade deste dispositivo em suas rotinas laborais. Uma delas, por exemplo, foi como classificar a compatibilidade/viabilidade de adequação de atividades presenciais para o teletrabalho. Em outra pergunta, foi esclarecido que todos os equipamentos eventualmente necessários para o trabalho fora ambiente da universidade, como computador, celular ou impressora, por exemplo, serão de responsabilidade do servidor.

forum servidores2Para os participantes, o evento foi produtivo por possibilitar conhecer e sanar dúvidas relacionadas ao tema. “Parabenizo a todos os envolvidos pelo evento para que todos pudessem participar: presencial e on-line”, declarou a servidora Patrícia Gonçalves, que acompanhou a transmissão virtualmente.

Cronograma - A próxima etapa será uma mesa de discussão, com data a definir, sobre as experiências e práticas na implementação do PDG, com participação de representantes de outras IFES. Em seguida, será apresentada, também, uma minuta de regulamentação para implementação do PGD na Unifesspa, a qual será disponibilizada a comunidade para apreciação e sugestões, por meio do “Participa”.

Após as discussões e reflexões advindas dessas atividades, será lançado, no dia 14 de outubro, o plano piloto do PDG. O objetivo dessa implementação piloto é avaliar a viabilidade do teletrabalho nas atividades administrativas da Unifesspa. Assim, com as informações obtidas durante a execução do plano piloto, será possível a realização de uma avaliação sistêmica, que leve em consideração as características e particularidades da Unifesspa e as reais implicações dessa modalidade de trabalho no âmbito da instituição.

Sobre o Programa de Gestão e Desempenho - O PGD é uma ferramenta de gestão que consiste em uma forma diferente de organização e monitoramento do trabalho. Ele abrange atividades em que os resultados possam ser efetivamente mensurados, com estabelecimento de metas e avaliação das entregas (resultados) dos participantes. O teletrabalho, portanto, não pode ser confundido com o trabalho remoto, desempenhado recentemente durante o período de pandemia, de forma provisória e compulsória.