50 anos de Guerrilha do Araguaia é o tema da nova edição da revista científica "Escritas do Tempo"
Nos 50 anos de Guerrilha do Araguaia, a revista científica “Escritas do Tempo”, produção Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), lança o dossiê “Guerrilha do Araguaia 50 anos: direito à memória e à verdade - desafios para a pesquisa”. Acesse aqui o periódico!
Organizado pelos professores historiadores Dr. César Sagrillo (UFNT), Dr. Ary Albuquerque (UFMT) e Me. Janailson Macedo (Unifesspa), o dossiê evidencia um balanço da historiografia mais recente produzida sobre o tema. Reúne, também, pesquisas em torno das memórias da ditadura civil-militar e das violências dela decorrentes, aventando ainda para abordagens que estabelecem conexões com o ensino de História.
Esta edição, a revista apresenta reflexões que convergem para narrativas que dialogam com o fazer do historiador e suas múltiplas formas de reconstituição histórica, interpretação e revisão da temática da Guerrilha, pondo em destaque produções, reflexões e novos olhares sobre fontes diversas acessíveis recentemente, como a documentação da Comissão Nacional da Verdade (CNV).
Os artigos presentes no dossiê deixam conhecer histórias e memórias por meio de produções encharcadas de dores, sonhos e crítica social. Cartografam uma época e um lugar, marcados por processos sociopolíticos e as tensões da ditadura civil-militar brasileira.
No total, são seis textos temáticos que traçam e aprofundam reflexões sobre aspectos históricos, políticos e sociais em diferentes dimensões. Fechando a edição, há outros dois artigos livres que não se detém sobre o período ditatorial, mas que trazem importantes categorias de análise.
Sobre a revista – O periódico recebe artigos em fluxo contínuo e tem lançamento de um novo número a cada quatro meses, seguindo calendário e procedimentos éticos que envolvem a avaliação, a revisão e a editoração dos manuscritos. Esperamos receber constantemente a colaboração e o interesse de pesquisadores e pesquisadoras do Brasil e do exterior que pretendem divulgar suas pesquisas, beneficiando a sociedade com textos pertinentes, críticos e éticos.
Saiba mais em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/escritasdotempo/index
Redes Sociais