Unifesspa participa da Semana da Diversidade de Marabá
A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) vai participar, como uma das entidades apoiadoras, da Semana da Diversidade de Marabá. O evento ocorre no próximo sábado (24), na Unidade 1, na Folha 31, com mutirão de saúde e direitos humanos e com o seminário “15 anos de Movimento LGBTQIA+ em Marabá", e, no domingo (25), na orla da cidade, com a Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Marabá.
A promoção da diversidade e o combate à LGBTFobia já são temas incorporados na Unifesspa e ratificados formalmente por meio da Portaria nº 0835/2022 que, como consta em seu Art. 1°, visa "combater, veementemente, em todos os espaços de convivência da Unifesspa, atos e atitudes que caracterizem discurso de ódio, assim entendidas aquelas exteriorizações que incitem a discriminação, a hostilidade ou a violência contra pessoas em razão de sua orientação sexual ou de sua identidade de gênero". O Nucleo de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (Nuade) também já é uma unidade consolidada na instituição para tratar, entre outras questões, daquelas específicas da comunidade LGBTQIA+ da Unifesspa.
Confira a programação Completa e participe:
Sábado (24/09) a partir das 8h30: Mutirão de saúde e direitos humanos, com consultas médicas com clínicos gerais, psicólogos, realização de exames, testagem rápida de Covid, HIV, sífilis e hepatites virais.
Local: Unidade 1 da Unifesspa - Folha 31, Nova Marabá
Salas 08, 09, 10 e 11.
Sábado (24/09), a partir das 10h: Seminário “15 anos de Movimento LGBTQIA+ em Marabá: Avanços, desafios e perspectivas em um contexto local, regional e nacional”.
Convidados:
Igor de Amadeus, advogado presidente da comissão de diversidade sexual e de gênero da OAB - Subseção Marabá.
AC. Condeixa de Araújo, Prof. Dr. em informação e comunicação em saúde, Coordenadore de Gênero e Sexualidade do Núcleo de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade da Unifesspa - Nuade.
Dandara Rudsan, advogada trans, membra do grupo LesBiTrans de Altamira.
Lílian Viana Freire, Promotora de Justiça de Direitos Humanos de Marabá.
Mediação: Igo Pereira da Silva, coordenador do Movimento LGBTQIA+ de Marabá
Local: Local: Auditório da Unidade 1 da Unifesspa - Folha 31, Nova Marabá
Sábado (24/09) a partir das 21h: Boka Xica Festa - O Retorno, DJ Victor Castilho, direto de Uberlândia/MG, apresentação de drags, gogoboys e DJs de Belém. Com entrada solidária de duas latas de leite, que serão doadas às pessoas em vulnerabilidade social que fazem acompanhamento no CTA/SAE.
Local: ACROB - Ao lado da praça da criança, Nova Marabá.
Domingo (25/09) a partir das 16h: Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Marabá, concentração próximo ao flutuante
Local: Orla de Marabá.
Redes Sociais