Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Orientações para elaboração de Projeto Pedagógico de Curso são tema de capacitação promovida pela Proeg

  • Publicado: Quinta, 06 de Outubro de 2022, 16h47
  • Última atualização em Sexta, 07 de Outubro de 2022, 10h08
  • Acessos: 611

df625314 2ed5 4c57 ae67 2ba09c1ba732No último dia 4, professores membros dos núcleos docentes estruturantes, técnicos em assuntos educacionais e pedagogos da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) participaram, em Marabá, do primeiro módulo do curso “Orientações para elaboração de Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de graduação”. Realizado pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), o curso tem duração até dezembro e objetiva discutir aspectos relativos à elaboração e reelaboração de PPC de Graduação.

O curso procura utilizar procedimentos dialógicos para considerar os conhecimentos prévios dos participantes e assim haver uma troca de saberes e experiências. Alguns dos pontos que serão tratados ao longo da capacitação: 

- Dialogar a respeito de fundamentos legais, orientadores da elaboração do PPC e das atribuições do NDE nesse processo.

- Analisar as diretrizes curriculares dos cursos, enfatizando sua relação com a construção dos currículos na graduação. 

- Desenvolver argumentos para proposição de práticas e estratégias de implementação de temáticas transversais, curricularização da extensão, inclusão social, acessibilidade e sistemas de avaliação, articulados à organização curricular do curso no PPC. 

A capacitação ocorrerá de forma híbrida, com momentos presenciais e remotos. Os encontros presenciais acontecerão em espaços físicos da Unifesspa e os remotos em ambiente virtual pela plataforma Google Meet. A realização se dará no formato de seis módulos e a dinâmica das aulas será definida pelo ministrante. Os participantes terão direito a certificação. No encontro para a realização do primeiro módulo, de forma presencial, a ministrante foi a profa. Dra. Ana Clédina, da Universidade Federal do Pará (UFPA). Na oportunidade, ela abordou questões relacionadas à elaboração do PPC, concepções do PPC em articulação com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), Fundamentação legal para reelaboração do PPC, nos âmbitos interno e externo. Foi refletido, também, a respeito do papel do Núcleo Docente Estruturante (NDE) não só no processo de elaboração, mas também de acompanhamento/avaliação do PPC. Estiveram presentes 51 docentes e técnicos de todos os campi. 

Fim do conteúdo da página