Unifesspa destaca importância da agricultura familiar e promove feira de troca de sementes
Com o tema “Retomar a terra, reconquistar os territórios e preservar a vida!”, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) recebe, nesta quarta (9), a VI Feira troca de sementes tradicionais do Sul e Sudeste do Pará, que irá promover espaços de trocas de todo e qualquer material de propagação de cultivo de lavoura entre as famílias agricultoras da região sul e sudeste do Pará. A ideia é destacar a importância da agricultura familiar da base agroecológica como modo de produção que preserva a vida e fortalece os povos e comunidades tradicionais.
Esta ação, realizada em parceria com outras universidades e órgãos públicos, movimentos sociais e comunidades indígenas, integra a etapa final do Curso de extensão “Questão agrária, agroecologia e comercialização da agricultura familiar camponesa na Amazônia” promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEX) e Comissão Pastoral da Terra (CPT) ofertado aos agricultores familiares da região neste ano de 2022.
A programação será também composta pela Feira dos povos do Campo, que oferece produtos da agricultura familiar, assim como ambiente para troca de experiências e apresentação de projetos no âmbito da temática.
PROGRAMAÇÃO - Dia 09/11
8h30 – Mística de abertura
9 – Abertura
9h30h – Roda de conversa: A importância das sementes tradicionais para o fortalecimento da produção familiar de base agroecológica.
Participação:
Francisco Alves de Sousa – CPT
Renan Cunha - IFPA CRMB
Pablo Neri - MST – IALA
Francisco Walter (Ceará) - MPA
10h30 – Troca de sementes
12h – Almoço
14h – Encerramento do curso de extensão “Questão agrária, agroecologia e comercialização da agricultura familiar camponesa na Amazônia”
Mesa de encerramento:
Denilson da Silva Costa – Representante da Reitoria
Lucia Cristina Cavalcante - Pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis
Representante dos professores do curso
Representante dos educandos/as
CPT
MST
FETAGRI
Entrega dos certificados
- Celebração: Mesa camponesa
*Com informações da Proex
Redes Sociais