Docentes da Unifesspa têm obras selecionadas para concorrer no Festival Internacional de Cinema do Caeté
A coordenação do Festival Internacional de Cinema do Caeté (FICCA) divulgou, nesta semana, a lista com os filmes selecionados à VIII edição do concurso. Foram 34 filmes selecionados, num total de 134 inscritos. Destes, treze são produções amazônidas, entre os quais, dez paraenses.
Entre as obras selecionadas está o filme “Testemunho Pandêmico”, sob direção da profa. Silvia Helena Cardoso, da Faculdade de Artes Visuais da Unifesspa. A produção concorre na Categoria Experimental – Prêmio Paulinho Fonteles, concedido a videoclips e/ou videopoemas de livre tempo e livre temática.
Com histórias foram narradas pelos discentes da disciplina de Laboratório de Desenvolvimento em Audiovisual da Licenciatura em Artes Visuais, o filme aborda o período de desconhecimento, medo e adaptação ocasionado pela pandemia Covid-19, que trouxe diversos impactos no cotidiano mundial. "Um filme produzido dentro de uma disciplina ter sido selecionado em um festival internacional é um bom termômetro para os meus trabalhos e também dos discentes em Licenciatura em Artes Visuais", declarou a profa. Silva Helena.
Outra produção que concorre na premiação é “Maria e Zé Claudio”, do professor Evandro Medeiros. A obra, que concorre na categoria longa-metragem documentário - Prêmio Paulo Paulino Guajajara, narra a história de vida e luta e o legado dos ambientalistas Maria do Espírito Santo Silva e José Claudio Ribeiro, mortos por pistoleiros a mando de fazendeiros, em maio de 2011, devido suas denúncias contra desmatamento e retirada ilegal madeira do Assentamento Agroextrativista PraialtaPiranheira, no município de Nova Ipixuna, no sudeste do Pará.
Os filmes em competição serão exibidos nos canais do FICCA e serão projetados, dia nove de dezembro, em Belém (Líbero Luxardo) e Bragança (UFPa e IFPa). Os melhores filmes de cada categoria recebem um troféu em homenagem aos ativistas de direitos humanos da Amazônia. O anúncio dos vencedores do VIII FICCA vai ocorrer no dia 10 de dezembro, durante o encerramento do Festival, em Bragança (PA).
O VIII FICCA, é organizado pela ARTE USINA CAETÉ, em parceria com o Centro Cultural Cineclube Casa do Professor, Cineclube Amazonas Douro, WFK-Direitos Humanos, Multifário Arte, com patrocínio do Governo do Pará, via Lei Semear/Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, Prêmio Preamar/Secretaria de Estado da Cultura. Curadoria: Francisco Weyl.
Redes Sociais