Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Projeto de integração com ensino básico de Canaã dos Carajás chega ao último desafio do ano

  • Publicado: Quarta, 23 de Novembro de 2022, 14h20
  • Última atualização em Quarta, 23 de Novembro de 2022, 16h15
  • Acessos: 982

conexao canaaO projeto Circuito Conexão Ciência e Sociedade, que visa a integração entre a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e as escolas do ensino básico de Canaã dos Carajás, chegou ao último desafio de 2022, nesse fim de semana. Os alunos deveriam escrever e declamar uma poesia sobre a sua trajetória ao longo dos seis desafios anteriores. A poesia teve votação popular e júri técnico, e a programação ocorreu dentro do Festival Literário e Artístico de Canaã dos Carajás (FLACC).

Realizado sempre no último sábado de cada mês, o projeto envolveu professores, alunos e toda a comunidade das escolas participantes e das turmas ofertadas no Polo de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica (Pepeti). Ao final de sete desafios, a equipe Midgard acumulou 65,29 pontos e foi a campeã, seguida pela equipe Eng’s, ambas da escola Irmã Laura de Martins Carvalho, com 64 pontos, e pela equipe Militarianos, da escola Ronilton Aridal da Silva, com 62,8 pontos, em terceiro Lugar.

O projeto foi realizado em parceria entre as equipes do Pepeti e da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Para a secretária, Roselma Milani, “esse projeto conseguiu a integração com os nossos jovens do ensino fundamental, do ensino médio. E eu destacaria, além do protagonismo dos jovens que participaram das sete etapas, o envolvimento das equipes escolares em todo o processo”.

Conexao canaa1Os onze cursos da Unifesspa atualmente presentes no Polo de Canaã participaram dos desafios, propondo atividades que conjugassem habilidades e conhecimentos de dois ou mais cursos numa mesma tarefa. No primeiro desafio, por exemplo, os estudantes tiveram que construir uma ponte com palitos de picolé com referência à Semana de arte Moderna. A proposição foi feita pelos cursos de Engenharia Civil e Artes Visuais.

“Esse trabalho envolveu a coordenação do Pepeti e também os coordenadores das turmas, os estudantes da graduação aqui em Canaã, que atuaram como monitores. Foi bonito de ver como esse diálogo não é apenas possível, como desejável. Esperamos que o Circuito se mantenha nos próximos anos, com mais desafios e equipes envolvidas”, comemora o coordenador geral do Pepeti e professor do curso de agronomia, Diego Macedo.

Ao todo, o Circuito Conexão Ciência e Sociedade reuniu 221 alunos de nove escolas de Canaã dos Carajás e 17 discentes da Unifesspa, que atuaram como monitores.

Fim do conteúdo da página