Pesquisadores do Lacam se reúnem com equipe da Secretaria de Estado da Fazenda
No dia último dia 22 de novembro, em Belém (PA), pesquisadores do Laboratório de Contas Regionais da Amazônia (LACAM) se reuniram com o titular da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFA-PA), René Oliveira, para a apresentação de propostas de metodologia de transformação de registros fiscais em análises econômicas.
Também estavam presentes a diretora de Tributação, Simone Cruz; o diretor de Fiscalização, Paulo Rodrigues; o coordenador da Célula de Informação Econômico Fiscais, Bernardo Ribeiro; o assessor, José Dias; o diretor-presidente da Fapespa, Marcel do Nascimento; a coordenadora de Estatística Econômica de Contas Regionais, Maria Glaucia Moreira, entre demais nomes.
No primeiro momento, o estudante de Ciências Econômicas e pesquisador Vinicius Botelho realizou a apresentação da sua proposta de metodologia que tem como ferramenta o manuseio dos dados das transações comerciais do estado do Pará através do software BI. Sendo utilizado, assim, como instrumento que facilita a visualização e a pesquisa dos dados, permitindo uma melhor análise do perfil econômico dos municípios paraenses.
Compreendendo dimensões que vão desde suas principais demandas comerciais, relações de trocas com outros municípios e estados, níveis de dependência comercial, balança comercial com os demais estados e taxa de crescimento das exportações e importações. Além disso, a metodologia poderá auxiliar os municípios a traçarem políticas públicas pensando em seus setores econômicos.
Em seguida, o professor Dr. Lucas Rodrigues apresentou algumas pesquisas baseadas no uso dos registros fiscais para análise de hierarquias urbanas e regionalizações no estado. Para isso, foram apresentadas duas ferramentas: a primeira tem como base as análises de redes, que observa a criação de agrupamentos de redes a partir das transações comerciais dos municípios; e a segunda se baseia nas áreas de influência dos municípios polos do estado do Pará, especificamente os municípios de Belém, Marabá e Santarém.
Conforme relatou o prof. Dr. Giliad Silva, coordenador do Lacam, “as considerações a respeito das apresentações foram positivas e fundamentais para a formação de um futuro convênio que envolva as três instituições, SEFA, Fapespa e Unifesspa”. Isto permitirá o aprofundamento de pesquisas, já em andamento no Lacam, que analisam a estrutura das dinâmicas econômicas do estado, que são de suma importância para auxiliar em políticas de desenvolvimento regional.
Mais informações sobre o Lacam:
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (94) 2101-7111"
*Com informações do Lacam
Redes Sociais