Aberto o IV Congresso Araguaiense de Ciências Exata, Tecnológica e Social Aplicada
No último dia 5, iniciou o IV Congresso Araguaiense de Ciências Exata, Tecnológica e Social Aplicada (Conara). Realizado anualmente, o evento une os três cursos do Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). O IV Conara abrange as áreas dos cursos Licenciatura em Matemática, Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo. As programações do Conara irão até o dia 9 de dezembro, de forma híbrida com transmissão pelo canal do IEA Unifesspa no Youtube.
Com o tema "Inovações Educacionais e Reflexões para um Direcionamento Mais Inclusivo e Sustentável" o evento está de volta ao formato presencial após duas edições totalmente remotas devido a pandemia. Foi optado por um evento híbrido para expandir as possibilidades de diálogos e as fronteiras da discussão acadêmica nos cinco campi da Unifesspa no território paraense. Além de estreitar os laços entre a sede do IEA e as suas Turmas Especiais do Forma Pará nos municípios de Cumaru do Norte, Santa Maria das Barreiras, Redenção, Rio Maria, Canaã dos Carajás, Eldorado dos Carajás e Almeirim.
Na abertura, ocorreu a palestra com o nome "Ignorância e Ciência”, ministrada por Ulisses Targino Bezerra. O tema da palestra abordou a ignorância sobre as definições: a primeira refere-se à ignorância como atitude negativa diante do avanço da ciência, a outra refere-se à ignorância como ausência do conhecimento e, portanto, mola propulsora do mesmo. A ignorância é a matéria-prima de onde se extrai o conhecimento que ali está oculto, sem ignorância não há desenvolvimento da ciência. A programação segue com palestras variadas e minicursos e pode ser visualizada na página do Sigeventos.
O diretor-adjunto do IEA e organizador do evento, Tarciso Simas, falou sobre a alegria de voltar a compartilhar o momento presencialmente. “O evento está bem empolgante pelo retorno presencial depois de 2 edições virtuais. A abertura aconteceu com excelente palestra e foi muito bonito ver a sala cheia de alunos dos nossos 3 cursos, todos uniformizados com a camisa do IV Conara que está em ritmo de Copa”, disse Tarcciso
Redes Sociais