SAEM 2022: Curso de Eng. Mecânica promove programação para integrar estudantes com as oportunidades de mercado

• Publicado: Quinta, 08 de Dezembro de 2022, 11h43
  • Última atualização em Segunda, 12 de Dezembro de 2022, 09h26

saem 2022 No último dia 1° de novembro, iniciou em Canaã dos Carajás a VII Semana Acadêmica de Engenharia Mecânica (SAEM 2022), evento organizada pela Faculdade de Engenharia Mecânica (Femec) do Instituto de Geociências e Engenharias (IGE) da Unifesspa. Em Canaã, no Polo de Ensino Pesquisa, Extensão, Tecnologia e Inovação (Pepeti), o evento contou com a palestra de abertura do Dr. Cleverson Bringhenti, professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), além de palestras com funcionários da Vale sobre Powershift e Vulcanização e um minicurso de mecânica industrial.

No dia 2, foi realizada uma visita técnica integrada entre as empresas juniores e as turmas de Canaã e Marabá ao Complexo S11D da Vale, um dos maiores projetos de Engenharia do mundo. Em Marabá, o evento iniciou na segunda-feira, com a palestra do Prof. Dr. Marcelo Savi, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que é o 4° principal pesquisador brasileiro no ranking de Engenharia Mecânica e Aeroespacial.

Ao longo da semana, foram realizadas várias palestras e minicursos com profissionais de várias empresas (Vale S.A, GRG Engenharia, Correias Mercúrio) e universidades (ITA, UFRJ, UNESP, UFMA, UFOP) e visitas técnicas na região (Sotreq, Correias Mercúrio, Raízen e Usimeg), que contaram com a participação integrada de estudantes da Femec e do IGE do campus de Marabá e dos pólos de Canaã dos Carajás (Pepeti) e Tailândia (Forma Pará).

Coordenado pelo Prof. Breno Takiuti, o evento teve apoio financeiro da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), via edital de organização de eventos, da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Canaã dos Carajás e da Vale S.A., além do apoio institucional do Centro Acadêmico de Engenharia Mecânica (CAEM), da empresa Júnior Engenharia Mecânica & Serviços (EM&S Júnior), da Faculdade de Engenharia Mecânica (Femec), do Instituto de Geociências e Engenharias (IGE) e da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

Colaboram, ainda, empresas que deslocaram seus profissionais para palestras, minicursos e visitas técnicas (Vale S.A, GRG Engenharia, Correias Mercúrio, Sotreq, Raízen e Usimeg). As ações com a Vale foram articuladas pelo Prof. Franco Silva, Diretor da Femec e a equipe da Gerente de Conhecimento da Vale, Vanessa Cardoso.

saem 2022 2