XVI Encontro Regional de Agrárias oferece palestras e minicursos a discentes

• Publicado: Quinta, 08 de Dezembro de 2022, 15h22
  • Última atualização em Segunda, 12 de Dezembro de 2022, 09h28

A XVI edição do Encontro Regional de Agrárias (ERA) acontece de 06 a 09 de dezembro em Marabá. Na mesa de abertura do evento estiveram presentes a diretora adjunta do Instituto de Estudos em Desenvolvimento Agrário e Regional (IeERAdar), Karen Costa; o  palestrante Jefferson Gandra; o coordenador do evento, Daniel Castro e a pesquisadora Andrea Hentz. A primeira edição do evento aconteceu em 2005, organizado pelos discentes do curso e desde então o evento tem tido continuidade.

De acordo com o discente do curso de agronomia e coordenador do evento, Daniel Castro, a proposta do ERA é além de fazer essa integração entre os alunos da região e trazer temas específicos que possam levar os alunos a desenvolver um trabalho acadêmico científico no sentido de promover o desenvolvimento social, econômico e social e equilíbrio ecológico que é o tema do evento desse ano.

Daniel ERA O estudante explicou que o encontro tem uma programação variada, com diversas palestras e minicursos. “Esses minicursos são ofertados, de acordo com que se tem uma similaridade com o tema do evento, pra ter essa aproximação. A maioria dos palestrantes e do pessoal do minicurso, vêm todos de fora pra dar esse engajamento, de conhecimento externo”, pontuou. Além das palestras, na programação do evento tem cursos com atividades práticas como: Enxertia; formulação de ração; cerca elétrica e de poda.

Promovido pelo por alunos desde a sua primeira edição. A proposta, sempre, foi ser promovido desde o início. Que foi com o professor Diego, um dos organizadores da primeira edição e nós da décima sexta edição, somos do curso de Agronomia, da turma de 2018 e geralmente a turma concluinte faz a organização do evento. Nesta edição o evento, cerca de 30 alunos de Agronomia de Canaã dos Carajás vieram para Marabá em busca de mais aperfeiçoamento na área e integração.

Esse é caso do Noah Thales Alencar, do 7º período do curso de Agronomia ofertado em Canaã dos Carajás, que veio para Marabá para participar do ERA. “É a primeira vez que eu participo e conheço o ERA de outras vezes que foi realizado, mas é a primeira vez que eu e uma boa parte da turma tem a oportunidade de estar aqui. Esse é um evento regional e por todo o contexto, é preparado com vários minicursos, minicursos com participações práticas. A gente está bem animado em estar participando”, destacou.