Unifesspa e Instituto Tecnológico Vale assinam protocolo de intenções para ações conjuntas de ensino e pesquisa

• Publicado: Quarta, 14 de Dezembro de 2022, 16h37
  • Última atualização em Quarta, 21 de Dezembro de 2022, 09h23

protocolo intencoes

No último dia 9 de dezembro, no Gabinete da Reitoria, em Marabá, foi assinado um Protocolo de Intenções entre a Unifesspa e o Instituto Tecnológico Vale (ITV). O documento tem como objetivo formalizar a colaboração entre as instituições visando o desenvolvimento de ações conjuntas nas áreas de ensino e pesquisa.

O acordo prevê as seguintes diretrizes gerais: intercâmbio de informações e publicações incluindo o intercâmbio entre as bibliotecas das respectivas instituições; intercâmbio de pessoal docente e pesquisadores para participar em cursos oferecidos nas respectivas instituições; intercâmbio de estudantes entre ambas as instituições; desenvolvimento ou participação em eventos institucionais, como seminários, palestras ou simpósios; desenvolvimento de estudos conjuntos de pesquisa; desenvolvimento de programas e planos de estudo conjuntos; visitas de curta duração; e incentivo de estudos de graduação e pós-graduação.

A reunião para a assinatura do protocolo foi conduzida pelo reitor em exercício, prof. Denilson Costa. Representando o Instituto Tecnológico Vale como signatário do protocolo, compareceu o diretor científico, Amilton Sinatora. Também estiveram presentes Danilo Araújo (advogado do Instituto Tecnológico Vale); Gilmara Feio (Propit); Lygia Policarpo e Leila Aparecida de Souza (Proeg); Juliana Sales (Progep); Marcele Castro (Proad); Lúcia Cavalcante e Dyeggo Guedes (Proex); Elisandro Andrade, Valdez Aragão e Jean Louzada (IGE); Manoel Ênio (Seplan).

“A princípio, quando o contrato for firmado, teremos a oferta de turmas de especialização e, depois, a gente pretende complementar com a oferta de curso de mestrado profissional, todos esses prevendo cotas sociais baseadas em nossas políticas de ações afirmativas. Além disso, a gente pretende realizar eventos, pesquisas, entre outras ações, em parceria com o ITV”.