Unifesspa e Prefeitura de Canaã dos Carajás fazem balanço positivo das ações universitárias no município

• Publicado: Sexta, 23 de Dezembro de 2022, 11h34
  • Última atualização em Sexta, 23 de Dezembro de 2022, 14h24

Pepeti 2022Nesta quarta-feira (21), as ações de 2022 do Polo de Ensino, Pesquisa, Extensão e Tecnologia e Inovação (Pepeti) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), em Canaã dos Carajás, foram pautas de avaliações. Todas as atividades, projetos, eventos e resultados alcançados no ano foram levantados por representantes da Unifesspa e da gestão municipal de Canaã.

Em reunião, em Marabá, estiveram o reitor da Unifesspa, prof. Francisco Ribeiro, a vice-reitora, profa. Lucélia Cavalcante, a secretária municipal de educação, Roselma Milani, a diretora de ensino superior, Leuzilda Rodrigues Sá e a equipe coordenadora do Pepeti: o diretor geral, prof. Diego de Macedo, o coordenador administrativo, Maclem Erane Gonçalves dos Santos e o coordenador de integração, prof. Daniel Silva.

Tiveram destaque entre os pontos levantados, a integração do ensino superior com o ensino básico, por meio do projeto Conexão Ciência e Sociedade, a consolidação das atividades acadêmicas das 12 turmas de graduação em funcionamento atualmente, o estágio avançado das obras das futuras instalações da universidade e o avanço no processo de implantação do campus da Unifesspa em Canaã dos Carajás.

Pepeti 2“Esse ano foi de muito trabalho. Estivemos em todos os meses do ano presentes em Canaãacompanhando e coordenando as atividades, visitando as obras e estamos felizes por finalizar 2022 com tantos pontos positivos, apesar das dificuldades. Ver nossa sede ficando pronta e a alegria dos estudantes que participaram do Conexão é bem gratificante para a equipe do Pepeti”, ressaltou o diretor Geral, prof. Diego Macedo.

A vice-reitora da Unifesspa, profa. Lucélia Cavalcante, destacou a importância do ensino, da pesquisa e da extensão integradas em todas as atividades e a importância da formação docente para manter essa base integrada na educação superior.

“2022 foi um ano desafiador em todos os aspectos, mas a atuação da Unifesspa em Canaã dos Carajás, por meio do Pepeti, mais uma vez alcançou nossas expectativas, com a presença da equipe aqui, a ampliação de novas turmas e com a realização do Conexão Ciência e Sociedade, que integrou todo o Ensino Fundamental, o Ensino Médio e a Ensino Superior. Esse trabalho nos faz acreditar que temos uma universidade que cumpre a sua razão de ser. Vemos a materialização desse sonho com a entrega, em breve, da sede da Unifesspa”, enfatizou a secretária municipal de educação, Roselma Milani.

desafio pepetiFoi discutida ainda a importância de se etreitar ainda mais os vínculos com os demais setores da sociedade, e de garantir maior proximidade da instituição com a educação básica da região, o que representa uma das aspirações da nova fase da política nacional. Também se destacou que o projeto Canaã tem ganhado relevância no cenário brasileiro, chamando a atenção de diversas instituições e órgãos, públicos e privados, das mais diversas regiões do país para as ações locais.

Para o reitor da Unfesspa, prof. Francisco Ribeiro, os trabalhos do Polo em Canaã reforçam a importância da universidade para a região. “O investimento que está sendo feito pela Prefeitura Municipal de Canaã na educação superior vai render frutos muito importantes para a cidade, que hoje é referência pela mineração, mas, muito em breve, será pela educação. A Unifesspa tem essa função de dinamizar a nossa região e vamos trabalhar para que conquistemos logo o nosso campus e nos fixarmos permanentemente na cidade”, destacou.

A partir da reunião, criou-se uma proposta de realização de um grande evento no município, para apresentar os produtos do convênio de fomento a políticas públicas, a formatura da turma de especialização em educação especial e a inauguração dos prédios destinados ao funcionamento do polo na cidade. O evento deve ocorrer no mês de março de 2023 e contar com a participação de importantes atores dos cenários local, regional e nacional.