Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Instituto de Estudos do Xingu promove o IV Simpósio de Educação e Inclusão Étnico-Racial

  • Publicado: Quarta, 28 de Dezembro de 2022, 13h57
  • Última atualização em Terça, 03 de Janeiro de 2023, 17h09
  • Acessos: 505

mesa de aberturaNos dias 6 e 7 de dezembro de 2022 ocorreu no Instituto de Estudos do Xingu (IEX) o IV SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO E INCLUSÃO ÉTNICO-RACIAL. Este simpósio tem como intuito trazer reflexões sobre a educação étnico-racial no Brasil. No entanto, mais do que pontuar os desafios de uma educação diversa, a troca de experiências entre profissionais atuantes em uma educação antirracista e inclusiva subjaz também a base desse encontro, na expectativa de replicar ações concretas para a construção de uma sociedade melhor.

Este ano o evento, que trouxe como proposta os desafios e as conquistas em relação à temática, aconteceu no formato híbrido e contou com mesas redondas, palestras, roda de conversa e apresentações culturais.

“Diversidade, Universidade e Escola Básica: práticas antirracistas” foi o tema da mesa de abertura, composta pela Professora Doutora Jane Guimarães e pela Diretora Adjunta e também Professora Doutora Mirian Santos, ambas docentes do Curso de Letras, da Faculdade de Letras e Educação (FALED) do Instituto de Estudos do Xingu (IEX/ UNIFESSPA).

Ainda no primeiro dia, a Professora Doutora Sariza Oliveira Caetano Venâncio, da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), proferiu a palestra “Religiões afro-indígenas no contexto da Amazônia Oriental”, momento de muitas discussões e aprendizados para a comunidade acadêmica do IEX.

Roda de conversa dos estudantesO primeiro dia de atividades encerrou-se, ainda com o auditório cheio, com uma roda de conversa sobre temáticas étnico-raciais protagonizada pelos estudantes: Claudinari Silva Laureano (Graduanda em Letras), Rutinéia do Socorro Feitosa Torres (Graduanda de Letras), Sabrini Evilyn Valemtim de Sá (Graduanda de Biologia), Caviano Benjamin Forte (Graduando de Engenharia Florestal) e Willimaria Magalhães Araújo (Graduanda de Letras).

Já no dia 07, o Professor Doutor Cristiano Bento abriu o evento com discussões em torno do racismo ambiental com a palestra “Intersecções entre o racismo e as problemáticas ambientais: elementos para (re)pensar fraturas coloniais”.

O evento ainda contou com a contribuição riquíssima da Professora Doutora Carla Vieira de Siqueira, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), com a palestra “O que é ser branco? Pensando raça e privilégio no Brasil”, abordando a necessidade de racializar também a população branca nas discussões étnico-raciais.

A mesa de encerramento foi prestigiada por um auditório ainda lotado. A atividade intitulada “A formação de estudantes indígenas: escolas e universidades como desafios” contou com a participação dos professores: Professora Mestra Claudiane da Silva Menezes, Professor Mestre Clédson Mendonça Júnior, Professor Mestre Renato Yahé Krahô, Professor Mestrando Bepdjà Kayapo e Professora Doutora Nayara Camargo.

A última atividade do evento, bastante esperada e aplaudida pela comunidade iexiana, ficou por conta do grupo de dança hip hop breaking de São Félix do Xingu “Reconstrution Crew”, campeão do sudeste do Pará na categoria.  

Apresentação Cultural1

Fim do conteúdo da página