Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Unifesspa participa de cerimônias de posse dos eleitos para Governo do Pará, Presidência da República e ministérios

  • Publicado: Segunda, 02 de Janeiro de 2023, 18h45
  • Última atualização em Terça, 03 de Janeiro de 2023, 17h52
  • Acessos: 322

O ano de 2023 começa marcado pela posse dos representantes políticos eleitos pela população brasileira nas eleições majoritárias de 2022. No Pará, Helder Barbalho (MDB), assumiu mais um mandato consecutivo à frente do governo estadual e, em Brasília, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB), tomaram posse, respectivamente, da Presidência e Vice-Presidência da República. A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) participou, como convidada, de ambas as cerimônias solenes.

Como parte das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), o reitor, prof. Francisco Ribeiro, e a vice-reitora, profa. Lucélia Cavalcante, estiveram em Brasília, nos dias 1 e 2 de janeiro. Além da posse presidencial, os dirigentes da Unifesspa estiveram, na posse dos ministros da educação, Camillo Santana, e da ciência, tecnologia e inovação, Luciana Santos, neste dia 2 de janeiro. A pró-reitora de administração da Unifesspa, Marcele Castro, representou a instituição em cerimônia especial de posse do governo do estado em Marabá, também nesta segunda-feira (2).

A participação dos dirigentes da Unifesspa na posse estadual marca a consolidação da interlocução entre a universidade e o Governo do Pará, a exemplo de ações interinstitucionais entre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) e com a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), por meio de Convênio, como o Programa Forma Pará e outros financiamentos de projetos.

Em âmbito nacional, a presença da Unifesspa nas cerimônias do Executivo representa a retomada da participação das universidades brasileiras na gestão dos recursos públicos destinados à educação e à ciência. É o que avalia o reitor da Unifesspa, prof. Francisco Ribeiro: “acredito que 2023 e a nova gestão na Presidência e nos ministérios seja um marco de reativação de nosso papel como um ator estratégico nessas áreas, tanto na nossa região amazônica, no nosso estado Pará e aqui, nacionalmente, em diálogo com outros interlocutores da sociedade”.

Prestes a completar 10 anos com autonomia administrativa, em junho de 2023, a Unifesspa também aproveitou as agendas solenes para pedir apoio dos gestores empossados para a consolidação da universidade, como a retomada dos investimentos em obras, provimento de vagas de docentes e técnicos administrativos em educação e políticas de incentivo ao desenvolvimento institucional e regional.

Fim do conteúdo da página