Educação o Campo promove seminário “Universidade e Democracia: as Juventudes e os processos de re-existência dos povos das Amazônias”
Entre os dias 3 a 6 de janeiro acontece o seminário “Universidade e Democracia: as juventudes e os processos de re-existência dos povos das Amazônias”. O evento é promovido pelo curso de Licenciatura em Educação do Campo com o intuito de gerar reflexão sobre o sentido da Universidade na Amazônia no contexto de retornada e reconstrução democráticos.
A programação do evento aborda o Seminário “Sociedade, Estado, Movimentos Sociais e Questão Agrária”: Hegemonia, Contra-Hegemonia e Emancipação na Fronteira; A contradição e o conflito como elemento estruturante e organizador da sociedade capitalista; Hegemonia, Contra-Hegemonia e Emancipação; Fronteira: encontro e desencontro de temporalidades e territorialidades; Saberes e territórios em disputa no sudeste paraense.
O intuito é ouvir e debater sobre as lutas emancipatórias no tempo presente amazônico, buscando visibilizar diferentes agências/protagonistas e agendas. Além de mapear o cenário de vida dos estudantes, visando identificar espaços de participação e conflitos sociais presentes, vislumbrando seus territórios sociais e atentando para as possíveis intersecções das situações e temas vividos.
Confira a programação completa:
Programação do Seminário
Dia 03/01 (terça-feira):
08:30 – Mística e Café da manhã
10:00 - Mesa de acolhimento acadêmico-administrativa da etapa.
14:00 - Mesa 1: Democracia e Universidade: horizontes para o desenvolvimento das Amazônias
Dia 04/01 (quarta-feira):
Mapeamento dos territórios sociais, com enfoque nas experiências dos sujeitos (onde estão, espaços de participação, conflitos sócio-territoriais).
Dia 05/01 (Quinta-feira):
08:30 - Mesa 2: As Juventudes e os processos de re-existência dos povos das Amazônias
Ementa: Realidades e ativismos das juventudes; Saberes e territórios em disputa; as juventudes frente às agendas dos movimentos sociais; Juventudes e as resistências nas artes.
- Comunicação Comunitária de Movimentos Sociais: Ativismos da Juventude Sem Terra - Hiran de Moura Possas;
- Filme “Falas da Terra” – 17min. Jovem do MST/Coletivo Banzeiros;
- Filme “Batalhas do conhecimento” – 36 min. - Evandro Medeiros;
- Vídeo arte de Kryt Gavião e Regilanne Guajajara [estudantes indígenas da Unifesspa] – 7min.
14:00 - Mesa 3: Para além do modelo agropecuário, outras existências possíveis: práticas e saberes tradicionais e agroecológicos em processos produtivos
Ementa: A contradição e o conflito como elemento estruturante e organizador da sociedade capitalista; Fronteira: encontro e desencontro de temporalidades e territorialidades; Saberes e territórios em disputa no sudeste paraense; Os processos de re-existência desde outros modelos produtivos.
- Experiência com agroecologia - Francisco Valter Pinheiro Gomes;
- Experiências produtivas do Acampamento Fazenda Itacaiúnas - Maria Dalva Pereira;
- Experiências produtivas da Aldeia Akrãtikatejê - Kupepramre Valdenilson Topramre;
- Filme: Narrativas Amazônicas - Cooperativa de Castanha – 7min.
Dia 06/01 (sexta-feira):
08:30 - Mesa 4: Uma nova onda progressista na América Latina? Desafios para as lutas sociais na Pan-Amazônia.
14:00 - Filme: Maria & Zé Claudio.
Crédito das Fotos: Eva Moraes, Alana Soledade e Evandro Medeiros (LabiMlutas - FECAMPO)
Redes Sociais