Em nova edição, Revista Escritas do Tempo traz dossiê sobre o autoritarismo e fascismo no passado e no presente
Está no ar o volume 4, número 12, da "Escritas do Tempo", revista científica do Programa de Pós-Graduação em História da Unifesspa. Organizado pelos historiadores professores Dr. Carlos Artur Gallo (Núcleo de Pesquisa sobre Políticas de Memória/UFpel) e Me. Maria Visconti (NEPAT), esse novo número conta com o dossiê "De Norte a Sul, a sombra do autoritarismo e do fascismo no passado e no presente: perspectivas sobre experiências limítrofes nos séculos XX e XXI”.
O dossiê reúne 14 artigos, além de uma entrevista com o prof. Dr. Odilon Caldeira Neto (UFJF). O número traz contribuições significativas à História e à historiografia sobre autoritarismos, regimes nazifascistas e suas reverberações no mundo. Cada artigo permite vislumbrar o minucioso cuidado com as memórias narradas em distintos suportes, teorias e metodologias de vieses críticos e resultados analíticos surpreendentes para a historiografia.
Os organizadores destacam que "a extrema direita e o fascismo não deixarão de existir de uma hora para outra. Não foi assim no passado, não será assim, agora, no tempo presente. Se o resultado das urnas (2022) não basta, que o conjunto de artigos publicados aqui nos sirva de alerta e nos mostre caminhos que poderemos percorrer se quisermos reduzir as chances de que o negacionismo avance".
Acesso: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/escritasdotempo/issue/view/46
Redes Sociais