A vida pede equilíbrio! Campanha Janeiro Branco destaca busca pelo equilíbrio nas relações humanas

• Publicado: Terça, 10 de Janeiro de 2023, 13h02
  • Última atualização em Terça, 10 de Janeiro de 2023, 16h07

Janeiro Branco Poliana 2O mês de janeiro é marcado pelo sentimento de recomeço, pelo desejo de revisar as metas e de buscar novas oportunidades. E é nesse clima de reflexão e olhar sobre si mesmos que acontece o Janeiro Branco. Com o tema “A vida pede equilíbrio”, a campanha chega à 10ª edição, reunindo instituições públicas e privadas de todo o país. A Unifesspa, mais uma vez, se une ao movimento para levar informação, fomentar o debate sobre a necessidade de uma política de saúde mental para todos e todas e promover uma cultura de saúde mental o ano inteiro.

Segundo as psicólogas da universidade Ana Paula de Deus e Poliana Ferreira, que estampam as artes da campanha na Unifesspa, o objetivo é chamar a atenção para os cuidados com a saúde mental dentro da Instituição. Além disso, espera-se promover a conscientização sobre a prevenção ao adoecimento psicológico, por meio da psicoeducação e das demais ações coordenadas por essas profissionais de saúde mental, ao longo do ano.

A ideia é aproveitar o momento para difundir e valorizar as práticas de saúde mental e torná-las prioridade em 2023, por meio da busca pelo equilíbrio nas diversas áreas da vida. Durante a campanha serão publicados conteúdos nas redes sociais da Unifesspa com dicas de cuidados em saúde mental, orientações de profissionais da saúde e um teste de avaliação da saúde emocional. A comunidade acadêmica poderá interagir nas redes sociais compartilhando os cuidados que pretende adotar para manter a saúde mental em dia.

Ações e cuidados em Saúde Mental na Unifesspa

Durante todo o ano, os servidores da Unifesspa possuem um espaço de escuta psicológica na Divisão de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV/Progep). Os atendimentos psicossociais realizados pela psicóloga Poliana Ferreira ocorrem de forma online ou presencial, com todo o sigilo necessário. O serviço pode ser solicitado pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..br ou pelo ramal 1100.

Já o Departamento de Apoio Psicossociopedagógico (DAPSI) oferece apoio psicopedagógico e social aos discentes, com atendimentos individuais ou em grupo, com o objetivo de otimizar a aprendizagem, a socialização e o protagonismo dos alunos em sua caminhada acadêmica. O DAPSI também realiza grupos operativos para discutir sobre questões relacionadas à saúde mental, como a ansiedade e suas implicações na vida acadêmica. Os serviços podem ser solicitados pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Os estudantes da Unifesspa contam, ainda, com um grupo de estudos teóricos permanente que oferece atendimentos psicanalíticos supervisionados para a comunidade interna e, eventualmente, externa da Unifesspa. O projeto, coordenado pela professora Katerine Sonoda, está diretamente ligado ao Núcleo de Estudos em Psicanálise da Faculdade de Psicologia da Unifesspa e às disciplinas clínicas da Matriz Curricular de Psicologia. O contato para agendamentos é Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.