Diplan lança site para apresentar informações sobre o planejamento e monitoramento de indicadores da Unifesspa

• Publicado: Quinta, 19 de Janeiro de 2023, 10h07
  • Última atualização em Segunda, 23 de Janeiro de 2023, 09h40

WhatsApp Image 2023 01 17 at 16.51.18A Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Seplan), por meio da Divisão de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Diplan) lançou o Site do Planejamento que foi construído para apresentar à comunidade acadêmica dados relacionados ao Planejamento Estratégico da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Na página são mantidos informações detalhadas do Planejamento e monitoramento de dados fornecidos pelas unidades administrativas gestoras dos Indicadores do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

O Planejamento Estratégico são estratégias da Universidade para atingir suas metas e objetivos, essa missão está detalhada no documento PDI que contempla um cronograma e a metodologia de implementação dos objetivos e de suas respectivas metas, observando a coerência e a articulação entre as diversas ações, a manutenção de padrões de qualidade e, quando pertinente, o orçamento. No documento ainda é apresentado uma relação dos principais indicadores de desempenho e seus respectivos setores responsáveis.

No documento a Unifesspa busca articular o planejamento com os resultados da avaliação institucional, levando em consideração tanto os procedimentos autoavaliativos como os procedimentos da avaliação externa, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), constituindo um compromisso com a comunidade acadêmica, com o Ministério da Educação e com o seu público interno e externo. A Seplan, por intermédio da sua Divisão de Diplan, é a instância responsável pela elaboração do PDI e por articular o processo de planejamento institucional em todas as suas dimensões, a partir de suas diretrizes.

A coordenadora de Melhoria e Inovação de Processos (Cmip), Juliane Oliveira, destacou a importância do site. “A Diplan criou esse site com o objetivo de ampliar e otimizar a transparência de informações sobre o Planejamento Institucional. Um dos pontos destaques nesse novo canal de comunicação são os painéis de indicadores, uma ferramenta que transmite, de forma virtual, dados relevantes do PDI, proporcionando que toda a população possa acompanhar o monitoramento e a avaliação da estratégia da Unifesspa. Esperamos que todos naveguem e aproveitem todo o conteúdo que disponibilizamos", relatou Juliane.

O site do Planejamento possui um visual muito simples de navegar que proporciona uma boa experiência conectividade com o público, sendo possível encontrar qualquer informação com facilidade. Nele é possível ter a  oportunidade de ficar por dentro das novidades, clicando nas imagens mostradas no item “Destaques”, e conhecer um pouco mais sobre as atividades da Diplan, clicando nos 4 banners principais da página, intitulados com os seguintes assuntos: PDI, Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU), Monitoramento dos painéis estratégicos e Processos mapeados.

Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU)

PDU é o documento no qual cada uma das unidades da Unifesspa apresenta o seu perfil institucional, seu histórico de atuação e seu planejamento tático-operacional estipulado dentro de um determinado período de abrangência em anos. O documento é uma ferramenta de gestão da unidade, visando o seu desenvolvimento quanto a sua infraestrutura, seu quadro de servidores, à entrega de resultados para a sociedade local através da formação superior, oferta de pesquisas e ações de extensão, e outros produtos e serviços desenvolvidos.   Os novos PDU serão disponibilizados em breve.

Monitoramento – Painéis estratégicos dinâmicos

Nesse banner, estão disponíveis os painéis de monitoramento trimestral com os resultados dos indicadores do PDI, como também, informações em formato de tabelas e gráficos que apresentam visualmente o referencial estratégico da Universidade (missão, visão de futuro e valores), a base institucional do PDI, a cadeia de valor e o mapa estratégico, com a finalidade de facilitar a interpretação e a análise dos dados. Os painéis têm por propósito exibir, de forma facilitada, dados relevantes do PDI, possibilitando o conhecimento da estratégia adotada, o monitoramento e a avaliação dos resultados alcançados.

Processos Mapeados

Com o objetivo de obter a máxima eficiência em suas atividades, nesse banner a Diplan, apresenta os seus principais fluxos e processos referentes ao Planejamento Institucional e suas diversas implicações, utilizando a notação BPMN (Business Process Modeling Notation), da metodologia de gerenciamento de processos de negócio, para mapeá-los e disponibilizar a sua documentação para consulta pública, proporcionando assim à comunidade acadêmica ferramentas para melhor compreensão de todo o fluxo de atividades da Divisão.

Endereço do site: https://planejamento.unifesspa.edu.br/

Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Fichas Técnicas dos Indicadores.