Discentes de Letras-Português realizam atividades do Programa Residência Pedagógica com professores de Marabá

• Publicado: Quinta, 26 de Janeiro de 2023, 14h59
  • Última atualização em Quinta, 02 de Fevereiro de 2023, 15h59

fomaçãoEntre os dias 17 e 20 de janeiro, estudantes do curso de Letras - Língua Portuguesa, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), e membros do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos de Resistência e Testemunho (LAERTE) participaram da Jornada Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Marabá (Semed). Na ocasião, também estiveram presentes professores das escolas Anastácio de Queiroz, Salomé Carvalho e Jonathas Pontes Athias.

As atividades foram divididas entre as escolas, sendo dias 17 e 18 na escola Anastácio de Queiroz junto com todos os professores do município e 19 e 20 nas escolas Salomé Carvalho e Jonathas Pontes Athias. Os estudantes da Unifesspa realizaram atividades do Programa Residência Pedagógica (RP), no subprojeto Língua Portuguesa. Ao todo, participaram 15 estudantes bolsistas-residentes e 3 professores-preceptores coordenados pelo professor Abilio Pachêco de Souza, também líder do LAERTE. São 3 núcleos de residentes: cada um com 5 estudantes-residentes e 1 professor-preceptor.

O Programa de Residência Pedagógica (RP) é uma iniciativa que integra a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Com o objetivo de intensificar a formação prática nos cursos de licenciatura e promover a integração entre a educação básica e a educação superior. A Residência Pedagógica é uma atividade de formação realizada por um estudante regularmente matriculado e desenvolvida numa escola pública de educação básica, denominada escola-campo.

Dentre os objetivos específicos do programa, a construção da identidade profissional docente dos licenciandos e a valorização da experiência dos professores da educação básica são essenciais na preparação dos licenciandos para a sua futura atuação profissional. Cada subprojeto do programa funciona vinculado a curso, sob a supervisão de um professor. No caso do subprojeto de Língua Portuguesa, quem coordena é o professor Abilio Pachêco. Na Unifesspa, quem coordena o programa geral é o prof. Dr. Carlos Carneiro Costa do Instituto de Estudos do Xingu (IEX). O programa é também administrado pela Pró-reitoria de Ensino de Graduação, através da Divisão de Projetos Educacionais (DIPE), chefiada pelo servidor Gilmar Ramos da Silva.

A bolsista Juliana Sampaio falou sobre a experiência de estar fazendo parte da equipe do Residência Pedagógica, segundo a estudante a Jornada Pedagógica foi o primeiro contato como residente, então foi um inicio formativo para o retorno do período letivo. "Eeu já vou iniciar o ano letivo  participando das aulas, estando presente na escola, já com essa visão, sabendo de quais são os planos, pois eu também participei, estava lá, opnei,  ajudei, estava  participando de fazendo esse planejamento, então foi muito rico pra mim essa experiência", disse Juliana.

Site dedicado à divulgação das atividades relacionadas ao subprojeto Língua Portuguesa do Programa Residência Pedagógica (CAPES-UNIFESSPA): https://prplingportunifesspa.wordpress.com/

Instagram: https://www.instagram.com/prplingportuguesaunifesspa/.

Salome carvalho