Programa Anfitrião Voluntário seleciona voluntários para receber intercambistas

• Publicado: Quinta, 26 de Janeiro de 2023, 14h41
  • Última atualização em Quinta, 26 de Janeiro de 2023, 16h35

Assessoria de Relações Nacionais e Internacionais (Arni) divulga a abertura das inscrições para o Programa Anfitrião Voluntário. O programa tem como objetivo principal a recepção de estudantes estrangeiros da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) para uma temporada em casas, repúblicas, apartamentos de estudantes. A recepção de estudantes de outros países oportuniza o convívio com novas culturas, o conhecimento e aprendizagem de outro idioma, além de facilitar a inclusão desses estudantes na Unifesspa.

O Programa Institucional Anfitrião Voluntário Da Unifesspa é uma normativa que visa o cadastro de Anfitriões para hospedar voluntariamente intercambistas, participantes de programas e ações de intercâmbio, tanto nacionais como internacionais. Trata-se de um serviço voluntário, sem remuneração para os anfitriões.

O acolhimento também objetiva promover uma experiência única de crescimento e aprendizado para ambas as partes, com oportunidades de conhecer outra cultura e praticar um novo idioma, no caso de intercambista estrangeiro. A ação, ainda, é uma estratégia para auxiliar os intercambistas na integração comunitária e no conhecimento sobre a região em que permanecerá no período de intercâmbio.

Podem participar discentes, docentes e servidores técnico-administrativos com vínculo ativo na Unifesspa. Os requisitos para os anfitriões são os seguintes:

1. Possuir endereço residencial em município que sedia campus da Unifesspa.
  2. Apresentar Termo de Compromisso e Regras para Anfitrião e de que sua residência se adequa aos requisitos para fins de hospedagem.
  3. Os discentes devem apresentar documentação comprobatória de que se encontram regularmente matriculados e frequentando as aulas na Unifesspa.
  4.  Ter no mínimo 18 anos no período da inscrição no Programa.
  5.  Não apresentar processos tramitando ou julgado que possa resultar ou tenha resultado em qualquer tipo de sanção disciplinar.
  6.  Apresentar cadastro de informações pessoais atualizado.

Os interessados em integrar o programa devem enviar o Formulário de Anfitrião Voluntário preenchido e assinados com os anexos , juntamente com fotocópia de documentação comprobatória exigida legível, fotocópias legíveis dos documentos de Identidade e CPF dos residentes e comprovante de endereço atualizado e preencher o formulário online https://forms.gle/BHYX6AA7yyX4LDwA6. O período de recebimento de inscrições será em fluxo contínuo, enquanto esta normativa estiver em vigor a comunidade será avisada via e-mail do encerramento das inscrições.

Edital.

Termo de compromisso e regras para anfitriões.