Parceria entre Unifesspa e Correio de Carajás divulga artigos desenvolvidos pela comunidade acadêmica

• Publicado: Sexta, 27 de Janeiro de 2023, 17h35
  • Última atualização em Terça, 31 de Janeiro de 2023, 08h41

coluna jornal correioNesta quarta-feira, a Unifesspa, por meio da Assessoria de Comunicação (Ascom), publicou o edital nº 01/2023 que trata da submissão de artigos que serão publicados semanalmente no Jornal Correio de Carajás, na coluna ComCiência. A iniciativa é uma parceria entre a universidade e o Grupo Correio. A seleção de artigos para a coluna tem como objetivo estimular a aproximação do conhecimento produzido na Unifesspa com a comunidade externa. Os artigos podem ser submetidos até 30 de abril de 2023, e devem abordar temas variados e frutos de objetos de estudo, pesquisa ou pensamento sobre um tema cotidiano, com base nos conhecimentos acadêmicos, que gerem reflexões para a sociedade de modo geral.

Confira aqui o edital.

A Assessora de Comunicação da Unifesspa, profa. Dra. Janine Bargas, explica que “a coluna ComCiência é uma oportunidade para a comunidade acadêmica falar com os outros setores da nossa sociedade. Além de contar bastante pontos para os currículos acadêmicos, a publicação dos artigos ajuda a fazer o conhecimento produzido aqui chegar a outros públicos, a fazer com que as pessoas vejam um pouco do que fazemos aqui na Unifesspa”, afirma.

O jornalista Patrick Roberto, diretor de redação do jornal Correio de Carajás, também avalia positivamente essa parceria entre o grupo Correio e a universidade, que se soma a outras ações de divulgação da ciência em benefício de toda a sociedade e da região. "O Jornal Correio, principal mídia impressa do interior do Pará está completando, em 2023, seus 40 anos de circulação ininterrupta. Nesse período, acompanhou o desenvolvimento de Marabá e de toda a nossa região. Também o da educação superior com advento do então campus da UFPA e, na década passada, da Unifesspa. Atualmente, comemoramos o êxito de uma parceria com a universidade materializada na coluna ComCiência. Um espaço franqueado pelo jornal para publicação de artigos e colaborações da comunidade acadêmica. A coluna agrega qualidade ao Correio, tornando público o debate sobre várias áreas de conhecimento. A produção acadêmica, pensamento científico e análises. Esta parceria com a Unifesspa é importante para o grupo Correio e para o nosso público leitor", comenta.

Podem participar do edital pesquisadores da Unifesspa: professores, técnicos administrativos, com grau de mestre ou mestrandos e discentes dos programas de pós-graduação stricto sensu (desde que comprovado o vínculo com a instituição). A coluna tem periodicidade semanal e estará na contracapa do jornal Correio de Carajás todos os sábados.

Além disso, os artigos publicados receberão certificados e podem contar para os autores no Currículo Lattes como: produção técnica, popularização da ciência e impacto social (para Programas de Pós-graduação e na avaliação de cursos de graduação).