Orgulho: Estudantes atletas da Unifesspa conquistam medalhas na etapa final da Superliga Universitária
Estudantes da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) disputaram diversas modalidades na fase final da Superliga Universitária, que ocorreu entre os dias 26 a 29 de janeiro. A grande final foi realizada em Belém, com os vencedores dos torneios dos oito polos regionais: Guajará e Marajó Oriental, Guamá, Rio Caetés, Rio Capim, Carajás e Araguaia, Xingu e Lago de Tucuruí, Tapajós e Baixo Amazonas e Tocantins e Marajó Ocidental.
A Superliga Universitária é uma das etapas do projeto de pesquisa Gestão do Esporte Universitário organizado pela Uepa e contou com a participação das 6 universidades públicas paraenses: UFPA, Uepa, Ufra, IFPA, Unifesspa e Ufopa. Este é um projeto fomentado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) e governo do Pará e tem o apoio da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisa (Fapespa).
Para representar a Unifesspa, foram a Belém competidores nas modalidades jiu-jítsu, futsal masculino e feminino, vôlei masculino e feminino, handebol masculino, xadrez e atletismo. Todos os alunos receberam bolsas para auxiliar nos custos da viagem. Foram medalhistas:
Voleibol feminino - 3° lugar
Julio César Araújo de Souza - 2° lugar no Jiu Jitsu (64 até 76 kg)
Ana Vitória da Silva Nunes - 1° lugar Jiu Jitsu (peso leve feminino)
Antonio Wilker Oliveira De Sena - 2° lugar Xadrez
Herisson Davi Pureza Costa - 2° lugar no Jiu Jitsu
Estudante de Engenharia Química, Ana Nunes foi campeã da modalidade peso leve feminino no Jiu Jitsu e falou sobre a experiência de ter participado da Superliga. “Foi a minha primeira vez participando da Superliga e sem dúvidas foi uma experiência única. Apesar do Jiu-jítsu não ser tão reconhecido quanto os outros esportes, é muito importante que a gente mostre a importância que ele tem, que é um esporte que requer muita dedicação. Eu fiquei muito feliz por ter conquistado a medalha de ouro, pois isso é um incentivo enorme para sempre continuar e é muito bom ver esse tipo de coisa também dentro da universidade”, disse a estudante.
Outro medalhista, Antonio Wilker mostrou desejo em conquistar o ouro. “Eu fui na intenção de buscar o ouro, mas por um deslize acabei deixando passar. Acabou que ficou justo, pois devido ao meu trabalho eu estava há muito tempo longe dos tabuleiros. A experiência de ser vice-campeão paraense universitário de xadrez não é uma coisa que eu possa reclamar”, disse o medalhista de prata no Xadrez.
Para a jogadora do time de Vôlei Ana Costa, o apoio do acompnhante da delegação da Unifesspa Elino de Souza, chefe da Divisaõ de Assietncia Estudantil (DIAIE) permitiu que a equipe chegasse a final da disputa com os melhores times do estado do Pará. “A experiência de fazer parte do time da Unifesspa no time de vôlei feminino foi maravilhosa, porque, apesar de cada dificuldade que sentíamos, a gente sabia que tinha muita gente apoiando e acreditando no nosso potencial. Independente se a gente conseguia pódio ou não, o apoio para a gente fazer parte daquele momento e dar o melhor de si foi indescritível.”, declarou Ana.
Redes Sociais