Comunidade é convidada a participar de palestra sobre psicologia antirracista e práticas de cuidado no SUS

• Publicado: Segunda, 06 de Fevereiro de 2023, 10h20
  • Última atualização em Segunda, 06 de Fevereiro de 2023, 18h56

Imagem principal do eventoA palestra "Psicologia antirracista e práticas de cuidado no SUS e no SUAS" foi pensada como parte do projeto de extensão "Estudos Avançados em Psicologia", orientado pelo professor Caio Maximino e realizado por estudantes da Faculdade de Psicologia (Fapsi). O evento gratuito ocorrerá no auditório da Unidade I, no dia 06 de fevereiro, às 19h. As inscrições devem ser feitas pelo Sigeventos. A participação quando inscrito gera certificado de participação. As vagas estão encerrando rapidamente,e são limitadas devido ao tamanho do auditório.

O palestrante será o prof. André Arruda, professor da Fapsi, psicólogo e mestre em Psicologia Social. O professor André Arruda vem trabalhando e pesquisando junto ao Sistema Único em Assistência Social (SUAS) dentro de uma perspectiva da psicologia social, pensando políticas públicas sociais e de saúde, direitos humanos, violência e punitivismo, e saúde mental nesse prisma decolonial.

Segundo o prof. Caio, o objetivo da palestra é apresentar, para profissionais da psicologia, alunos e alunas do curso, e profissionais de áreas de saúde mental e assistência social questões relacionadas ao racismo, bem como apresentar formas de pensar a prática que passem pelo antirracismo e por uma abordagem decolonial.

“O evento tem como intuito elucidar e subsidiar informações relacionadas ao trabalho a ser feito pela Psicologia enquanto ciência e profissão e por cada profissional em sua atuação, priorizando um olhar humano, ético, sensibilizado e engajado no exercício de enfrentamento do racismo, do preconceito e de diferentes formas de discriminação. O que representa um problema sócio-histórico, forjado a partir de opressões e iniquidades, com reflexos diretos no abismo social que ainda impera na nação. Nesse sentido, reconhece-se a importância da realização do evento, a medida em que, para além de propiciar reflexão e instigar o debate público, é necessário que os discentes e a comunidade em geral tenham contato com a temática étnico-racial, embasando uma formação acadêmica comprometida com a consolidação de práticas antirracistas, tanto no exercício profissional quanto no convívio salutar enquanto sociedade”, declarou o prof. Caio Maximino.