Discentes do curso de Letras Português ofertam minicurso com o tema "Ensino de Literatura e plataformas digitais''
Entre os dias 15 e 17 de fevereiro, será realizado um minicurso ministrado por estudantes do curso de Licenciatura em Letras Português da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Os discentes são bolsistas e membros do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos de Resistência e Testemunho (LAERTE) e o minicurso faz parte do projeto "Ensino de Leitura e Literatura em plataformas digitais: práticas de linguagem e campos de atuação social" coordenado pelo prof. Dr. Abilio Pachêco.
O projeto integra o Programa de Apoio a Laboratórios de Ensino (PROLAB) e visa apoiar laboratórios de ensino, onde são desenvolvidas atividades de ensino, integradas à pesquisa ou à extensão, e que contribuam para a disseminação de ações para melhoria e aperfeiçoamento do ensino de graduação.
Segundo o professor Abílio, o objetivo geral desta iniciativa é promover um estudo do ensino da leitura e da Literatura nos anos finais do ensino fundamental e utilizar de forma complementar uma plataforma digital de ensino. “Dessa forma, procuramos articular o campo artístico-literário e as práticas de linguagem do componente curricular Língua Portuguesa, da área de Língua Portuguesa, da Base Nacional Comum Curricular, do Ensino Fundamental, com os conteúdos estudados na Graduação / Licenciatura”, afirmou o coordenador do projeto.
O minicurso intitulado Ensino de Literatura e plataformas digitais: proposta de atividades com a Khan Academy será no formato remoto, realizado via Google Meet com certificado de 50 horas complementares. As vagas são limitadas. Inscrições no link: https://bit.ly/minicursoprolabkhan.
PROGRAMAÇÃO
Dia 15| 14h-17h - Dedicado às falas de convidados especialistas para introduzir alguns pontos importantes para os dias seguintes
Ensino de literatura brasileira: leituras e identidade
Professora Doutora Naiane Reis (IFCE)
Professor Doutor Manfred Rommel Pontes Viana Mourão (IFCE)
O ensino de literatura e o Testemunho como perspectiva para a formação literária do aluno
Professora Doutoranda Glaucia Peixoto (UFNT)
Cultura Digital e o ensino de literatura
Gabriella Dálida Carvalho dos Prazeres (Bolsista do PROLAB-2022)
Dia 16| 14h-17h - Dedicado ao estudo da poesia e ao ensino da poesia
Ensino de poesia e conceitos de poesia para os anos finais (6° ao 9° ano)
Gabriel Ribeiro Pereira (Bolsista PAEQUI) & Syndel dos Santos Fernandes (Bolsista PROLAB)
Sequência didática para o ensino de Poesia
Ruan Carlos Gonçalves Coelho (Bolsista na Residência Pedagógica)
O gênero Poema nas Olimpíadas de Língua Portuguesa
Camila Leal Ferreira (Bolsista PIBIC)
Dia 17| 14h-17h - Dia dedicado às plataformas digitais de ensino e à plataforma Khan Academy
Plataformas digitais de ensino
Bruno Brandão Lima (Voluntário PROLAB)
Khan academy - Apresentação e visão geral
Giovanna Maria Alves Oliveira (Bolsista PAEQUI) & Vanessa Taumaturgo Silva (Bolsista na Res. Pedagógica)
Uso da khan academy na educação básica e possibilidades de trabalho para o professor
Giovanna Maria Alves Oliveira & Joana Darc da Luz Cesario Jaques (Bolsista PROLAB)
Redes Sociais