Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Solidariedade: Servidores da Unifesspa aderem a campanha de doação de sangue do “Fevereiro Roxo e Laranja”

  • Publicado: Sexta, 10 de Fevereiro de 2023, 18h36
  • Última atualização em Quarta, 15 de Fevereiro de 2023, 09h46
  • Acessos: 639

divulgacao hemopaA equipe da Divisão de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV/Progep) realizou, durante esta semana, uma série de visitas aos setores da Instituição no movimento de mobilização para que os servidores participem da campanha nacional do “Fevereiro Roxo e Laranja”. A campanha é voltada para a conscientização e tratamento de algumas doenças. A cor roxa conscientiza sobre Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia. Já a cor laranja alerta sobre a Leucemia.

Durante as abordagens, foram coletadas informações e realizados pré-cadastros dos servidores que desejam doar sangue ou medula óssea. Os dados são encaminhados para o Hemopa, para que sejam agendados os dias e horários da doação. Esta ação integra uma agenda de parcerias firmadas entre a Unifesspa e o Hemopa, no sentido de sensibilizar as pessoas para se tornarem doadores frequentes e terem entendimento sobre a responsabilidade social da doação, para atender às demandas hospitalares.

Nesta quinta-feira (9), a chefe da DSQV, Sheila Freire, foi recebida pelo responsável técnico Hemopa em Marabá, Dr. Fernando Monteiro. Na oportunidade, ela pode conhecer melhor a sede do órgão, bem como a rotina de funcionamento das doações, desde a coleta e os equipamentos utilizados, até os cuidados após a doação de sangue.

As primeiras doações de servidores já começaram a ocorrer. “Eu vejo a ação de doar sangue como uma prática de doar vida, doar amor, esperança e a oportunidade de uma outra pessoa poder viver. É uma prática muito importante, que já adotei para minha vida. Então, quem puder, faça esse esforço, essa ação de generosidade com o próximo”, declarou a servidora Lidiane Machado.

doacao hemopaPara participar da ação, é preciso ter entre 16 e 69 anos ou, caso seja menor de idade, apresentar a autorização dos pais. Todos os doadores devem estar alimentados, pesar mais de 50 quilos, apresentar bom estado de saúde, não ter apresentado sintomas de gripe/resfriado por 10 dias e ter, em mãos, documento de identificação original com foto. Outras condições devem ser analisadas individualmente durante a triagem.

Palestra - A Unifesspa se une ao Hemopa, mais uma vez, para levar informação à comunidade acadêmica e ampliar a mobilização por novos doadores de sangue e de medula óssea. Uma palestra será realizada no próximo dia 13 de fevereiro, às 8h30, no miniauditório da Unidade III do Campus Marabá.

Com o tema “Doar é levar esperança: como ser um doador de sangue e medula óssea”, a palestra será ministrada pela enfermeira do Hemopa, Alane Santos Alves e aberta à comunidade externa. No local, os interessados poderão tirar todas as dúvidas sobre o tema e realizar um pré-cadastro para participar de campanhas solidárias.

Fim do conteúdo da página