Comunicadores das universidades participam de encontro nacional e discutem estratégias e desafios do setor

• Publicado: Sexta, 10 de Fevereiro de 2023, 18h51
  • Última atualização em Quarta, 15 de Fevereiro de 2023, 09h45

cogecom1Servidores dos setores de comunicação das universidades, centros e institutos federais ligados à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), reuniram-se, na manhã do dia 8 de fevereiro, no Encontro Nacional do Cogecom, o Colégio de Gestores de Comunicação da Andifes. Os servidores, bolsistas e estagiários da Assessoria de Comunicação (Ascom) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) representaram a instituição nos debates sobre as estratégias e os desafios do setor para 2023.

Acesse aqui a proposta da Rede IFES de comunicação!

No encontro, foi apresentada aos servidores a estrutura da Andifes e a importância da representação das instituições junto aos interlocutores do poder público e outros setores sociais. Também foi levantado o histórico da atuação dos setores de comunicação na Andifes e a importância da Comissão de Comunicação de reitores, responsável por propor e encaminhar pautas e ações comunicacionais ao Pleno e às IFES.

Reitora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Lúcia Pellanda, que também é integrante da comissão de comunicação da Andifes, destacou o caráter estratégico das ações. “Quando as universidades foram questionadas e atacadas, foi por meio da comunicação que pudemos dar respostas. Esse é um dos motivos pelos quais teríamos que ter a comunicação como quarto pilar da universidade pública”, destaca Pellanda.

A gestão 2023 do Cogecom apresentou a proposta da Rede IFES, que pretende, por meio de sete frentes, que vão de radiodifusão a campanhas e formação de servidores, integrar e coordenar a comunicação das universidades.

Para a diretora do Cogecom e gestora da Diretoria de Comunicação da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Profa. Maíra Bttencourt, “a proposta da Rede IFES é ousada, mas estamos encarando como um desafio necessário para nossa área. É necessário que a comunicação feita nas assessorias, diretorias, janine cogecomsuperintendências, TVs, rádios etc. seja considerada como um eixo estratégico de gestão e de posicionamento das universidades diante dos demais setores da sociedade”.

A assessora de comunicação da Unifesspa e uma das coordenadoras do Cogecom Norte, profa. Janine Bargas, ressalta a importância do engajamento das equipes nas ações. “Embora, regimentalmente, estejamos organizados como gestores de comunicação, nenhuma de nossas estratégias terá sucesso sem o engajamento das equipes. São as pessoas que fazem a comunicação pública das universidades todos os dias que têm o potencial de colocar todo esse planejamento em prática e de maneira eficiente”, enfatiza.

A proposta da Rede IFES já foi apresentada ao presidente da EBC, Hélio Doyle, e ao Ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Paulo Pimenta, que apoiaram a iniciativa. Os próximos passos para a implementação serão a garantia de infraestrutura tecnológica e de investimentos junto aos órgãos federais competentes, além da formação de grupos de trabalho e cronogramas entre as equipes das universidades.

cogecom 3