Inovação Tecnológica: Unifesspa divulga Portfólio de patentes e softwares disponíveis para licenciamento

• Publicado: Sexta, 17 de Fevereiro de 2023, 09h28
  • Última atualização em Quinta, 23 de Fevereiro de 2023, 11h57

WhatsApp Image 2023 02 15 at 18.11.26

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit), por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), publicou neste mês seu Portfólio de Patentes. A página reúne perfis de tecnologias da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) que estão disponíveis para licenciamento.

O Portfólio reúne uma lista de produtos de Propriedade Intelectual, resultados dos trabalhos de pesquisadores que estão autorizadas a uso e a comercialização exclusiva ou não exclusiva pelo setor empresarial, industrial ou pelas instituições públicas. O desenvolvimento e publicação deste portfólio faz parte do escopo de ações planejadas pela equipe responsável pela gestão e pela transferência de tecnologias da Universidade.

O objetivo é apresentar às empresas, indústrias e instituições públicas produtos que podem oferecer soluções para demandas locais, regionais ou nacionais. Para saber mais informações sobre uma tecnologia e licenciá-la, os interessados devem entrar em contato com a Divisão de Inovação Tecnológica (Ditec), responsável pela gestão do portfólio e pela transferência de tecnologias da Universidade.

“Com o Portfólio, os pesquisadores terão um ambiente estruturado para expor produtos que resultaram de suas pesquisas, como patentes e softwares. Além disso, é possível também interagir com interessados em licenciar as tecnologias. Com isso, poderão oferecer soluções para demandas locais, regionais e/ou nacionais”, afirmou a responsável pela Ditec, Gildene Gonçalves.

O NIT é a principal instância de execução da política institucional para a proteção e transferência de tecnologia da Propriedade Intelectual da universidade. Surgiu pela necessidade de oferecer suporte aos pesquisadores da Unifesspa no processo de patenteamento de inventos, produtos e processos gerados nas atividades de pesquisa e que possam ser transformados em benefício para a sociedade.

A missão do núcleo é promover o gerenciamento dos instrumentos da Política Institucional de Inovação Tecnológica da Unifesspa, com proteção da Propriedade Intelectual, valorizando o saber tradicional associado a novas descobertas, apoiadas por ações de Transferência Tecnológica para produção de inovação, visando a qualificação profissional e o desenvolvimento da região sul e sudeste do Pará.

Acesse aqui a Portfólio!