Estudantes de engenharia civil realizam visita técnica à Usina de Asfalto em de Canaã dos Carajás

• Publicado: Sexta, 17 de Fevereiro de 2023, 15h32
  • Última atualização em Quinta, 23 de Fevereiro de 2023, 11h50

Discentes do 6º período do curso de engenharia civil da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) tiveram a oportunidade de fazer uma visita técnica à Usina de Asfalto de Canaã dos Carajás. A ação aconteceu na tarde da última sexta-feira (10) ecanaã 1 permitiu aos alunos tirar dúvidas, conhecer os processos produtivos da massa asfáltica e os protocolos de saúde e segurança adotados no procedimento.

A iniciativa que mobilizou 13 alunos que fazem parte da disciplina Prática Integrada II, coordenada pelas docentes: Nuria Gallardo e Lygia Policarpio, juntamente com o Engenheiro da prefeitura, Fagney Brito Gomes.

De acordo com a docente Lygia Policarpio, a visita teve como finalidade fortalecer o elo entre a teoria, a prática e a extensão universitária, com base no perfil do egresso almejado para o curso. A disciplina aborda conteúdos que permitem ao estudante construir diagnósticos, analisar situações práticas, correlacionar conceitos à produção do espaço urbano, entre outros.

canaã 2Lygia Policarpio, docente responsável pela disciplina, explica que a visita durou cerca de 3 horas e os participantes foram guiados pelas instalações da usina, observando a infraestrutura, acompanhando o passo a passo da fabricação de asfalto para pavimentação. “Eles tiveram contato com os materiais, equipamentos e visitaram a sala de controle das instalações.  Além disso, o vice-prefeito falou a capacidade geral de produção da usina, sobre a quantidade de asfalto já entregue à Canaã (perímetro urbano e rural), e sobre as perspectivas para os próximos anos”, informou.

Para o acadêmico Cícero Lins, que visitou a usina de asfalto pela primeira vez essa foi uma boa experiência. “É um sentimento surreal. Nunca tinha chegado perto de nada parecido. Ter a oportunidade de conhecer o dia a dia de um engenheiro é uma experiência muito boa”, afirmou.

*(Com informações da Ascom de Canaã dos Carajás)