Professor da Unifesspa irá compor equipe do Ministério da Educação

• Publicado: Sexta, 24 de Fevereiro de 2023, 16h44
  • Última atualização em Terça, 28 de Fevereiro de 2023, 11h41

O professor Dr. Evandro Costa de Medeiros foi convidado para assumir a Coordenação Geral da Educação do Campo do Ministério da Educação, que integra a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão Evandro (SECADI). A SECADI é responsável por planejar, coordenar, monitorar e avaliar, em articulação com os sistemas de ensino, a implementação de políticas públicas para as relações étnico-raciais, a alfabetização e educação de jovens e adultos, a educação do campo, a educação escolar indígena, a educação escolar quilombola, a educação em direitos humanos, a educação ambiental e a educação especial.

A indicação do nome do professor Evandro Medeiros para o cargo foi feita pelo Fórum Nacional de Educação do Campo (FONEC), que reúne movimentos sociais, organizações sindicais camponesas e universidades envolvidas na luta e formulação de políticas públicas pelo direito à educação das populações do campo, das águas e das florestas.

Lotado na Faculdade de Educação do Campo (FECAMPO) e atual coordenador do Núcleo de Ações Afirmativas, Equidade e Diversidade (NUADE), desde seu ingresso na docência no ensino superior, em 2002, ainda no Campus Universitário de Marabá (UFPA), o professor Evandro Medeiros vem acumulando vasta experiência em Educação do Campo, tanto na área da gestão, como da formação inicial e continuada de professores. Foi coordenador de projetos de alfabetização, escolarização em nível médio e graduação ofertados via Programa de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) na região, membro do Fórum Regional de Educação do Campo do Sul e Sudeste do Pará e fez parte do coletivo de professores envolvidos com a criação da FECAMPO, que é a primeira Faculdade de Educação do Campo do Brasil.

Evandro Ed.CampoA criação da faculdade, assim como o próprio setor no MEC que agora ele assumirá, são apresentados na tese de doutorado do professor, defendida em 2021, como uma das grandes conquistas históricas do movimento da Educação do Campo regional e nacional, a Coordenação de Educação do Campo, criada no âmbito da SECADI/MEC, em 2004.

No último ano, o professor coordenou a equipe do NUADE, que ajudou a dinamizar, no interior da UNIFESSPA, ações afirmativas importantes para a efetivação do direito de acesso e permanência com sucesso de estudantes indígenas, quilombolas, camponeses, negros e população LGBTQIA+. Em parceria com as pró-reitorias e setores da administração superior, estão sendo implementados diferentes programas e medidas, com destaque para a garantia de cotas (reserva de vagas) em todos os editais da PROPIT, da PROEG e da PROEX; a realização do Censo da Diversidade, que pretende apresentar o perfil étnico-racial, social, de gênero e sexual da comunidade acadêmica; e o desenvolvimento do Programa “Educação para a Diversidade”, com ações destinadas a servidores e toda a comunidade acadêmica, no intuito de realizar formação social e acadêmica que contribuam nos processos de reformulação curricular dos cursos e no redimensionamento da atuação administrativa de todos os setores da Unifesspa, considerando a diversidade étnico-racial, de gênero e sexualidade, cultural e epistêmica que constitui a universidade.

Segundo o professor Francisco Ribeiro, reitor da universidade, “A indicação do professor Evandro Medeiros para compor equipe do MEC no Governo Lula é uma conquista e uma honra não só para o movimento regional da Educação do Campo, mas, em especial, para a própria Unifesspa. É prova do reconhecimento da importância e excelência do trabalho realizado por nossa universidade junto aos povos do campo, das águas e das florestas da Amazônia”.