Treino funcional no campus: atividade aberta à comunidade estimula prática de atividade física

• Publicado: Quinta, 02 de Março de 2023, 16h20
  • Última atualização em Sexta, 03 de Março de 2023, 07h34

WhatsApp Image 2023 02 24 at 11.37.16No próximo dia 11 de março, a Unifesspa estará de portas abertas à comunidade para mais uma ação de cuidados em saúde.  Servidores, alunos e a comunidade do entorno do Campus da Unidade III, do campus Marabá, no loteamento Cidade Jardim, vão poder começar a manhã de sábado com um treino funcional.

A atividade será comandada pelos professores Júnior Sansil e Saymon Kluck. De forma voluntária, os profissionais de educação física vão realizar a prática e destacar a importância dos exercícios para a saúde e bem-estar das pessoas.

Os servidores e alunos podem levar também seus familiares e amigos para participar. Os interessados podem se inscrever acessando o link: https://forms.gle/LJjBK6rHAPJR1X6U9 . A inscrição não é obrigatória, mas ajuda a organização do evento a acompanhar a quantidade de pessoas interessadas e organizar melhor a ação.

“Cuidar do corpo é cuidar da saúde, é cuidar da vida. Nosso corpo é nossa primeira morada, temos que cuidar bem dele, por isso estamos proporcionando mais essa ação para o estímulo a práticas regulares de atividade física. Vamos juntos nesse movimento por mais saúde e qualidade de vida”, convidou a chefe da Divisão de Saúde e Qualidade de Vida, Sheila Freire.

A atividade começa às 8h, no prédio principal do campus. A única recomendação da equipe de treinadores é que sejam utilizados tênis, roupas leves e uma garrafa de água para garantir uma boa hidratação durante o treino. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade.

Treino funcional: o que é e quais os benefícios?

O treino funcional tem como principal objetivo oferecer um melhor condicionamento físico, a partir de exercícios que estimulem diferentes partes do corpo. Os movimentos funcionais dizem respeito a movimentos associados, multiplanares (que atingem mais de um plano ao mesmo tempo) e que abrangem redução, estabilização e produção de força.

O treinamento funcional é indicado para pessoas sedentárias que querem retomar as atividades físicas, indivíduos que querem complementar o treino de força da musculação e aqueles que querem emagrecer.

Os principais benefícios dessa prática são a melhora do condicionamento físico e da capacidade cardiorrespiratória e o aumento da força muscular. Junto a isso, o treino funcional também pode colaborar para uma melhor coordenação motora, maior equilíbrio postural e flexibilidade, além de reduzir os riscos de lesões. A atividade ajuda, ainda, na perda de peso pois os exercícios do treino funcional aumentam o metabolismo, favorecendo a queima de gordura.