SiSU 2023: mais de 12 mil candidatos concorreram a uma das 1300 vagas disponibilizadas pela Unifesspa

• Publicado: Sexta, 03 de Março de 2023, 11h35
  • Última atualização em Segunda, 06 de Março de 2023, 09h05

fachada destaqueMais de 12 mil alunos se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para concorrer a uma das 1300 vagas disponibilizadas pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) neste ano. Os cursos mais concorridos na seleção foram: Direito, Pedagogia, Agronomia, Ciências Sociais e Administração, respectivamente.

De acordo com os dados disponibilizados pelos estudantes no ato na inscrição, a maioria dos candidatos são do estado do Pará, em segundo lugar está o estado do Maranhão e, por último, o Tocantins. Atualmente a Unifesspa possui diversas unidades de ensino espalhadas em cinco cidades do interior do Pará: Marabá, Santana do Araguaia, Rondon do Pará e São Félix do Xingu.

A diretora de ensino, da Pró-reitoria de ensino de graduação, Leila Aparecida de Souza, explica que já é tradição na Unifesspa a realização da Semana de Recepção e Integração dos Calouros, conhecida também como Calourada, e que o evento deste ano já começou a ser preparado. O evento é um momento de acolhimento aos discentes ingressantes que conta com atividades informativas, formativas e culturais. "Neste ano, a Calourada acontece em maio, no início do período letivo 2023.2. Os primeiros encaminhamentos já estão sendo feitos pela Divisão de Formação Docente e Apoio ao Discente (Difdad/Proeg) e Assessoria de Comunicação (Ascom), no sentido de agregar os membros que estarão na composição da comissão organizadora e de realizar as tratativas para aquisição do tradicional kit calouro e dos demais materiais necessários à realização do evento. A Calourada 2023 está na agenda de comemoração dos 10 anos da Unifesspa como um dos primeiros eventos de celebração da Universidade. Isso é emblemático, porque esse discente que chega vem com sonhos para um universo de perspectivas que pode ser aberto a ele. Ao participar dessa construção, a Universidade também se constrói e permanece", destacou.

O formulário socioeconômico

Uma novidade para os ingressantes neste ano é o formulário socioeconômico que deve ser preenchido pelos novos acadêmicos. O intuito do questionário é conhecer melhor o perfil socioeconômico dos ingressantes, possibilitando a avaliação e elaboração de políticas de ensino e de assistência estudantil que contribua com a permanência e formação dos discentes nos cursos de graduação.

Lista de espera

Os candidatos que não foram classificados na primeira chamada da seleção da Unifesspa, ainda têm chance de ingressar nos cursos de graduação da instituição. Segundo o diretor do Controle e Registro Acadêmico (CRCA), Marcos Ladeira, os estudantes devem seguir dois passos essências. O primeiro é manifestar interesse em participar da lista de espera do SiSU, o prazo já está valendo e segue aberto até o dia 08 de março. O segundo passo é também inserir seu nome na lista de manifestação de interesse da Unifesspa. O edital dessa manifestação de interesse tem a previsão de ser publicado até o dia 10 deste mês.

Confira abaixo os links que podem ser úteis aos calouros.

Formulário socioeconômico

Edital nº 09/2023-CRCA/Unifesspa