Projeto leva prática do xadrez para estudantes de escolas públicas de São Félix do Xingu

• Publicado: Sexta, 03 de Março de 2023, 09h51
  • Última atualização em Sábado, 11 de Março de 2023, 11h18

projeto xadrez sfxO xadrez é conhecido por aprimorar a memória e a construção de estratégias de seus praticantes. Com a finalidade de estimular o aprendizado em sala de aula e ser uma opção de lazer, um projeto da Unifesspa leva a prática desse esporte para estudantes de escolas públicas da cidade São Félix do Xingu.

Esta semana, a escola Marechal Rondon recebeu essa atividade, que encantou crianças e adolescentes. A iniciativa faz parte do projeto de extensão universitária “Xingu Chess Clube”, idealizado pelo professor Jorge Henrique Romero, do Instituto de Estudos do Xingu (IEX).

De acordo com o professor, esse esporte pode trazer uma série de benefícios, que incluem o aperfeiçoamento do raciocínio lógico, o estímulo à concentração e à memória. “Além disso, buscamos promover a sociabilidade numa cidade que não possui diversidade de atividades lúdicas, tentando integrar os estudantes do ensino básico com os discentes da própria universidade”, explica.

Além de realizar atividades nas escolas públicas de São Félix, a ideia é formar um clube de xadrez que realize torneios e que também possa divulgar o esporte na região. O projeto, iniciado no ano passado, conta com a colaboração de um técnico chamado Júnior Santana, formado em educação física.