Presença de pesquisadores em estágio de pós-doutorado na Unifesspa eleva qualidade de estudos e amplia rede de pesquisas

• Publicado: Quinta, 09 de Março de 2023, 14h53
  • Última atualização em Sábado, 11 de Março de 2023, 11h15

Grupo de professor pós doc e alunosO Pós-Doutorado consiste em estágio acadêmico, caracterizado por atividade de pesquisa realizada por portadores(as) do título de Doutor em Programas de Pós-Graduação (PPG) stricto sensu acadêmicos recomendados pela CAPES. Tem por objetivo central a realização de estudos de alto nível, de modo a contribuir com o desenvolvimento da pesquisa.

A cada ano, o número de pós-doutorandos vem aumentando na Unifesspa. Atualmente, são seis bolsistas que desenvolvem pesquisas de alto nível em três diferentes programas de pós-graduação da Instituição. Uma dessas tem ênfase na área temática de Química de Produtos Naturais e Biotecnologia e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da agenda 2030 da ONU.

O objetivo é investigar o potencial inseticida de biossurfactantes obtidos da fermentação bacteriana em diferentes condições de cultivo, utilizando resíduos de espécies vegetais ocorrentes na região amazônica, contra todos os estágios de desenvolvimento de Aedes aegypti (o principal vetor dos agentes etiológicos das arboviroses), além de aspectos de sua biossegurança.

Denominado "Recursos Naturais da Amazônia: dos estudos químicos às janelas de possibilidades de sua bioatividade", o estudo está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da Unifesspa e é desenvolvido pelo pesquisador Giulian César Sá. Ele atua como pesquisador do Instituto de Medicina Tropical do Rio Grande do Norte (IMT/UFRN) e do Grupo de Pesquisa Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (UFCG/CNPq).

Giulian espera que os resultados do estudo ampliem a cooperação e articulação institucional, o impacto social, a inovação e a valorização de recursos naturais, humanos e conhecimentos associados. Na prática, segundo o pesquisador, a população paraense será beneficiada com incremento na qualidade dos resultados e implementação de novos compostos bioativos adjuvantes para inúmeras problemáticas regionais.

giulian pos doc“Os desdobramentos da pesquisa contribuirão para o conhecimento científico acerca do potencial bioativo dos recursos naturais amazônicos, viabilizando o desenvolvimento de formulações adjuvantes que poderão agregar valor à produção de derivados dos vegetais amazônicos; e as potencialidades das formulações obtidas serão evidenciadas de modo a torná-las importantes contribuintes em programas de manejo de arboviroses”, declarou

Para a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit), profa. Gilmara Lima, as pesquisas desenvolvidas pelos pós-doutorandos são fundamentais para os PPGs, porque esses pesquisadores trazem consigo uma maturidade científica e habilidades que contribuem muito com estudantes de mestrado e com professores da instituição.

“Sem dúvida nenhuma, dar oportunidade de pesquisadores doutores de aprimorar e ampliar rede para suas pesquisas é contribuir para um futuro promissor na carreira acadêmica. A Unifesspa ganha pesquisas mais qualificadas e os pós-doutorandos ganham com a experiência que terão ao colaborar com nossos pesquisadores e estudantes. É com a formação de grupos e redes de pesquisadores se apoiando para o desenvolvimento de um bem comum que é a ciência”, pontua.