Unifesspa entrega demandas da instituição ao Ministério da Educação em reunião em Brasília

• Escrito por Janine Bargas
  • Publicado: Terça, 21 de Março de 2023, 17h02
  • Última atualização em Quarta, 22 de Março de 2023, 09h39

Reitor MECEm reunião, realizada nesta terça-feira (21), em Brasília, o reitor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), prof. Francisco Ribeiro, e a vice-reitora, profa. Lucélia Cavalcante, entregaram ao ministro da educação, Camilo Santana, as demandas emergenciais e prioritárias da instituição. A reunião contou com a presença de representantes de outras instituições de ensino e de parlamentares do Pará.

Entre as prioridades da Unifesspa está a suplementação orçamentária emergencial, que será destinada ao funcionamento básico da Unifesspa. Aproximadamente R$9,3 milhões são necessários para que a Unifesspa possa garantir a manutenção de contratos básicos de funcionamento, como limpeza e segurança. Também foram solicitados recursos, cerca de R$1,5 milhões, de fomento às atividades de ensino, pesquisa e extensão, reprimidas nos últimos seis anos, e pouco mais de R$10 milhões para suplementar a assistência estudantil.

Segundo a vice-reitora, que atua diretamente na ordenação de despesas, já nos anos anteriores a Unifesspa alerta ao governo federal sobre a insuficiência dos recursos, considerando os sucessivos cortes que prejudicaram sobremaneira a instituição. “Nossas demandas são diversas e crescentes, atravessamos um cenário muito precário de funcionamento. A nossa participação nesta importante reunião reitera a solicitação de recomposição do nosso orçamento em conformidade com as demandas reais que vivenciamos, externando de forma justificada as necessidades emergenciais de nossa comunidade acadêmica que precisam ser atendidas com dignidade e qualidade na efetividade do direito à educação”, ressalta Cavalcante.

Também foi solicitada ao MEC a criação do campus de Canaã dos Carajás, do curso de Medicina, com a liberação das vagas previstas na lei de criação da Unifesspa, solução para problemas urgentes na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Investimentos estratégicos também foram destacados, como recursos para obras, equipamentos e outras aquisições necessárias à consolidação da universidade, que giram em torno de R$44 milhões, e a construção do Hospital Universitário da Unifesspa.

Reitor ViceReitora MEC“Neste momento em que completamos 10 anos, temos o desafio de preencher lacunas muito primárias ainda ao mesmo tempo em que já estamos em fase de consolidação. Então, apresentei ao ministro o papel-chave que a Unifesspa desempenha nessa região, a nossa importância para o desenvolvimento sustentável. Todas essas demandas são fundamentais para que possamos avançar”, ressalta o reitor da Unifesspa.

O ministro Camilo Santana recebeu, ainda, o convite para a inauguração do Ateliê de Artes e para participar da programação de comemoração pelos 10 anos da Unifesspa, em junho deste ano. Uma carta, elaborada pelo movimento estudantil da Unifesspa, representado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), também foi entregue ao ministro.

A reunião contou, ainda, com a presença do reitor do Instituto Federal do Pará (IFPA), Claudio Alex Rocha, com a reitora da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Aldenize Xavier, o reitor da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Clay Chagas, o vice-reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Gilmar Pereira da Silva, e a reitora da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Herdjânia Lima.

Entre os parlamentares, estiveram presentes os deputados Airton Faleiro (PT), organizador da agenda com o MEC, Keniston Braga (MDB), Henderson Pinto (MDB) e Dilvana Faro (PT) e o senador Beto Faro (PT).