gestão

• Escrito por Assessoria de Comunicação, com informações da Seplan
  • Publicado: Quinta, 23 de Março de 2023, 13h49
  • Última atualização em Quinta, 23 de Março de 2023, 23h41

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é o principal documento institucional da gestão das instituições de ensino superior no Brasil, constituindo-se em documento exigido pelo Decreto nº 9.235/17, de 15 de dezembro de 2017 para a avaliação das instituições pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

A revisão do PDI da Unifesspa iniciou em 2022, seguindo a Instrução Normativa nº 24, de 18 de março de 2020, que recomenda realizar os ajustes inadiáveis ante as mudanças relevantes ocorridas ao longo da vigência do plano. O documento atualizado foi apreciado e aprovado em duas instâncias: pelo Comitê de Governança, Riscos e Controle, em reunião ocorrida em 1º de março, após ampla discussão e os devidos esclarecimentos, e pelo Conselho Universitário, no último dia 9 de março.

revisao pdi

Comitê de Governança, Riscos e Controle aprova as atualizações do PDI 2020-2024

A revisão se fez necessária sobretudo para: a) promover o alinhamento entre os indicadores do PDI e o Censo da Educação Superior, corrigindo inconformidades entre os números institucionais; b) avaliar dificuldades na mensuração observadas e pontuadas pelas unidades; e c) atualizar aspectos específicos e inadiáveis do documento. Entre os destaques do novo texto estão a criação de um projeto estratégico específico voltado a fomentar e executar as ações de gestão ambiental desenvolvidas na Universidade e a redefinição das demandas prioritárias de construção e requalificação da infraestrutura urbana e predial, equipamentos e ampliação do acervo das bibliotecas, necessárias à superação do profundo déficit infraestrutural existente.

A inclusão de um novo projeto estratégico específico no portfólio teve por finalidade valorizar, no planejamento institucional, as ações de gestão ambiental que a Unifesspa vem desenvolvendo, refletindo o que de mais moderno há em gestão pública no Brasil e no mundo, ao envidar esforços para tornar a Unifesspa autossuficiente, com a geração de energia fotovoltaica. A outra ação que vem sendo desenvolvida e que, como a primeira, apresenta relevância para a estratégia da Unifesspa no espaço de sua adequação ambiental é a expansão de espaços verdes e a recuperação da paisagem com o plantio de mudas de árvores. Juntas, essas e outras iniciativas propiciam caminhos para a construção de uma universidade sustentável. Em decorrência da inclusão desse projeto, três novos indicadores foram incluídos no rol do PDI para mensurá-lo. Deste modo, altera-se, também a quantidade de indicadores, que assim se expande de 79 para 82.

METODOLOGIA E DESTAQUES

A partir do monitoramento trimestral, iniciado em março de 2022, a Seplan e as unidades gestoras dos indicadores do PDI identificaram a necessidade de ajustes que precisariam ser adotados para promover o alinhamento entre os indicadores do PDI e o Censo da Educação Superior, corrigindo inconformidades entre os números institucionais. Outra situação observada foi a dificuldade de mensuração de indicadores, por diversos fatores que extrapolavam os limites de gestão.

Formalmente, esse processo teve início em outubro de 2022, com a divulgação em matéria publicada pela Ascom no Portal da Unifesspa, e, posteriormente, replicada no site planejamento.unifesspa.edu.br.

revisão pdi

Foram disponibilizados dois formulários on-line para preenchimento com as sugestões de alteração de indicadores e modificações no corpo do PDI. Para apoiar essa atividade, a Diplan/Seplan realizou reuniões informais e nove oficinas estruturadas entre outubro e novembro do ano passado com diversas áreas protagonistas desse processo.

CONDUÇÃO DO PROCESSO DE REVISÃO DO PDI 2020-2024

Tendo em vista que não se tratava da concepção de um novo plano estratégico, os partícipes desta segunda fase ficaram circunscritos às unidades administrativas que se relacionam diretamente com a gestão dos indicadores estratégicos e de suas respectivas metas, cujo foco de atenção foi o exame de pontos específicos do documento, de modo a incluir, eliminar ou convalidar informações que permitissem fazer as correções técnicas necessárias à implementação do PDI vigente. Por esta razão, a participação das unidades acadêmicas e demais atores que integram a comunidade universitária não ocorreu nesta revisão.

DIVULGAÇÃO

Para garantir a transparência do processo à comunidade universitária e à sociedade, o PDI atualizado já se encontra republicado em seus respectivos sítios eletrônico (§ 2º do art. 6º, da Instrução Normativa nº 24, de 18 de março de 2020). Além do PDI aditado, está disponível para consulta, na íntegra, o quadro comparativo entre o conteúdo inicial do PDI 2020-2024 e as proposições de alteração aprovadas.

Acesse os documentos aqui:

PDI 2020-2024

Quadro comparativo