Parfor Unifesspa divulga abertura de inscrições para Coordenação Institucional do programa

• Publicado: Terça, 11 de Abril de 2023, 15h55
  • Última atualização em Quinta, 13 de Abril de 2023, 08h57

parfor capesO Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) da Unifesspa torna público o edital para seleção de bolsista para Coordenação Institucional. A seleção será realizada pelo colegiado superior ou equivalente na instituição, observados os requisitos mínimos no regulamento.

Acesse aqui o edital!

O Parfor é um programa da CAPES que visa contribuir para a adequação da formação inicial dos professores em serviço na rede pública de educação básica por meio da oferta de cursos de licenciatura correspondentes à área em que atuam.

Os docentes interessados em inscrever-se devem preencher e encaminhar o Formulário de Inscrição, até às 22h do dia 14 de abril de 2023, para o endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., sob o assunto “Inscrição para Coordenação do PARFOR UNIFESSPA”. Em anexo ao e-mail, também, deverá enviar cópias digitalizadas legíveis dos documentos pessoais (CPF, RG ou CNH) e o Currículo Lattes, com pontuação que seguirá a Tabela de Pontos, constante no Anexo II da chamada.

A remuneração de bolsista na modalidade de Coordenação Institucional do Parfor é no valor de R$ 2.100 mensais. O período máximo de vigência da bolsa de Coordenador Institucional aprovado em processo seletivo é de cinco anos, podendo ser renovada por igual período caso seja reconduzido pelo colegiado superior ou equivalente.

De acordo com o edital, são critérios da seleção:

I - Ser docente da IES ofertante e vinculado a curso de licenciatura de oferta regular;

II - Pertencer ao quadro permanente da IES como docente e estar em efetivo exercício;

III - Possuir título de mestre ou de doutor;

IV - Possuir experiência mínima de 3 (três) anos no magistério superior;

V - Possuir experiência na formação de professores comprovada por, pelo menos, 2 (dois) dos seguintes critérios:

1. docência em disciplina de curso de licenciatura;
  2. docência em curso de formação continuada para professores da educação básica;
  3. atuação como formador, tutor ou coordenador em programas ou projetos de formação de professores da educação básica;
  4. coordenação de curso de licenciatura;
  5. docência ou gestão pedagógica na educação básica;

VI - Não ocupar o cargo de reitor, vice-reitor, presidente, vice-presidente, pró-reitor ou cargo equivalente na IES;

VII - não ocupar cargo de coordenação de cursos, turmas ou programas especiais de ensino.

Formulário de inscrição (Anexo I)

Tabela de Pontos (Anexo II)