Meditação no campus: projeto de extensão vai estimular prática meditativa com sessões abertas a toda a comunidade

• Publicado: Quarta, 12 de Abril de 2023, 16h09
  • Última atualização em Quinta, 13 de Abril de 2023, 09h44

Post Instagram meditação no campus 1A partir do mês de maio, a Unifesspa vai contar com um espaço semanal para a prática de meditação. As sessões serão abertas ao público em geral e ocorrerão duas vezes por semana no Centro de Psicologia Aplicada (CPSI) da Unifesspa, localizado na Unidade III do Campus Marabá, no Loteamento Cidade Jardim.

A ação faz parte de um projeto de extensão coordenado pelo professor da Faculdade de Psicologia da Unifesspa, André Picolli, doutor em Psicologia Clínica e Cultura pela UNB, com participação dos estudantes do 9º período do curso de Psicologia, Sabrina Alana, Laena Antunes e João Fonseca. De acordo com o docente, o principal objetivo é disponibilizar à população local e comunidade universitária a possibilidade de realizar a prevenção e/ou restabelecimento de saúde por meio da prática de meditação.

"Além de ser um exercício de autoconhecimento e elevação da consciência utilizado milenarmente por diferentes povos, com maior destaque para os povos do Oriente, a Meditação é uma prática considerada essencial para o equilíbrio do corpo e manutenção da saúde geral do organismo. Ao oferecer à população de Marabá e comunidade Unifesspa o acesso a práticas meditativas, a universidade demonstra, mais uma vez, não apenas sua preocupação com o bem-estar da população marabaense, como também o seu compromisso com a implantação de políticas públicas voltadas para a promoção de Saúde", destacou Picolli.

O projeto terá início na primeira semana de maio, quando começam as aulas do período letivo 2023.2. Uma das principais práticas a serem oferecidas nas sessões abertas é o Mindfulness. A técnica da atenção plena permite que o participante sinta e veja claramente o que está sentindo e como esses afetos são revelados tanto no fisiológico quanto em seu estado emocional, de modo que tal compreensão o auxilie a enfrentar os diversos desafios que encontra em sua vida cotidiana.

Além de práticas livres, serão realizadas palestras e oficinas de divulgação, fortalecendo o acesso ao conhecimento sobre essa prática pela comunidade Unifesspa e população do entorno. O projeto busca, ainda, expandir as atividades voltadas para a promoção da saúde oferecidas pelo CPSI da Fapsi/Unifesspa.

Para a estudante Sabrina Alana, atuar no projeto tem um significado especial. Além de ser uma apaixonada pelas práticas integrativas em saúde, a discente está desenvolvendo seu projeto de conclusão de curso dentro dessa temática. Para ela, e os demais integrantes, o projeto vai contribuir, significativamente, no processo de formação acadêmica.

Para meditar, não é necessário nenhuma preparação ou conhecimento prévio, basta comparecer ao espaço nos horários e datas a serem divulgadas.  Os interessados podem acompanhar as dicas e conteúdos relacionados à meditação no perfil do projeto no Instagram. Para saber mais sobre o projeto, acesse as redes sociais ou entre em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Serviço:

O que?

Meditação no campus

Sessões abertas para práticas livres de meditação na Unifesspa

Onde?

No prédio do Centro de Psicologia Aplicada (CPSI) - Unidade III, Campus Marabá (Loteamento Cidade Jardim). Próximo ao Bloco Central.

Quando?

A partir de maio, com práticas duas vezes na semana.

*Os dias serão fixos e definidos tão logo seja iniciado o período 2023.2

Público-alvo:

Aberto ao público em geral (comunidades interna e externa à Unifesspa)