Primeira aluna trans de Jornalismo da Unifesspa apresenta Trabalho de Conclusão de Curso

• Publicado: Quinta, 13 de Abril de 2023, 16h51
  • Última atualização em Quinta, 13 de Abril de 2023, 17h25

Por Clara Maia e Manoella Ferreira

WhatsApp Image 2023 04 13 at 16.54.54Nesta segunda-feira, 03, Ana Lua Cruz, da turma de jornalismo 2019 da Unifesspa, apresentou seu Trabalho de Conclusão de Curso, o projeto “TransNotícias”. Lua é a primeira aluna trans da Unifesspa a se formar em jornalismo. A apresentação ocorreu no miniauditório do Instituto Social de Ciências Aplicadas (ICSA), com a banca constituída pela orientadora do trabalho, professora Janine Bargas, pela professora convidada Karolina Calado e pelo professor convidado Dom Condeixa, primeiro professor trans do Instituto. O dia foi marcado por muitas emoções e a aluna foi aprovada com conceito “excelente”.

O projeto de Lua desenvolve um produto sonoro informativo voltado a pessoas trans. Ele tem o intuito de trabalhar o jornalismo dentro de aplicativos de mensagens instantâneas, como WhatsApp e Telegram. A ideia é que as pessoas interessadas se cadastrem no link disponibilizado na página do Instagram do projeto, a @trans.noticiasoficial e, após o cadastro, serão enviadas diariamente notícias relacionadas à comunidade trans, abrangendo diversos assuntos, como política, emprego, saúde, economia, cultura etc.

As notícias serão entregues em formato de áudio, a partir de apuração e checagem de fatos. O projeto da aluna se mostra necessário, pois, a representatividade trans ainda é muito pequena em espaços acadêmicos e na sociedade de maneira geral. Portanto, o “TransNotícias” se apresenta como proposta comunicativa relevante na inclusão de pessoas trans em espaços profissionais, acadêmicos e sociais, através da entrega de informações de cunho jornalístico.

“É um momento muito importante não só para minha vida, mas também historicamente para o curso de Jornalismo, porque além de eu ser a primeira pessoa a apresentar o TCC da segunda turma de Jornalismo, também sou a primeira mulher trans a ser aprovada e a concluir o ensino superior no curso de jornalismo da Unifesspa. Eu estou muito honrada”, relata Ana Lua.WhatsApp Image 2023 04 13 at 16.54.47

As apresentações dos TCC´s dos discentes das turmas de 2019 e 2018 vão ocorrer na primeira semana de abril. As defesas estão acontecendo no miniauditório, no segundo andar do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, em turnos matutinos e vespertinos. As apresentações contam com participação online e presencial nas bancas.

* Com informações do portal Rondon Notícias