Exposição "Marabá: sociedade, espaço e território" evidencia documentos de processos históricos

• Publicado: Quarta, 19 de Abril de 2023, 09h06
  • Última atualização em Quinta, 20 de Abril de 2023, 08h38

img7

Entre os dias 17 a 20 de abril, no Shopping Partage, em Marabá, ocorre a exposição "Marabá: sociedade, espaço e território”. Fruto de uma parceria entre o Tribunal de Justiça do Pará e a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), a exposição é organizada pelo Centro de Referência em História e Memória (CRHM) da Unifesspa com processos criminais e civis históricos para estudo da História Pública.

A exposição é coordenada pelas professoras Letícia Pantoja e Marilza Sales, que também coordenam o CRHM, com a colaboração de 5 bolsistas. Os materiais expostos são desde os processos históricos, como material utilizado para fazer a higienização e restaurações dos materiais. Segundo a professora Marilza, durante a visita  é criado um momento de discussão para abordar assuntos sobre a sociedade, sobre  mulheres e seu o papel na política, sobre as questões agrárias e tudo que contém dentro dos processos tanto cíveis quanto criminais.

Na programação, acontecerá um workshop exclusivo para professores. No dia 19, às 19h30, na Unama, uma Exposição Guiada trará dicas de como utilizar os materiais e acervos de forma interdisciplinar. Além disso, uma visita ao espaço de Pesquisa, Ensino e Extensão da Unama e uma roda de conversa sobre estratégias interdisciplinares de ensino integram a programação do dia. Na quinta (20), a Exposição Guiada será exclusiva para alunos do Ensino Médio, com uma roda de conversa intitulada “Testemunho nos versos dos autores da região sul e sudeste do Pará” com o Laboratório de Estudos de Resistência e Testemunho (Laerte).

A mostra é aberta para todos os interessados e dará certificado de quatro horas para estudantes da Unifesspa. Ela ocorre das 10h às 21h horas, no piso L4 em frente a Universidade Unama, que está apoiando a programação.

Mais informações em https://www.instagram.com/crhm.unifesspa/