Grupo de Estudos o Fantástico na Amazônia fará um bate-papo online para analisar a série "Cidade Invisível"

• Publicado: Quinta, 20 de Abril de 2023, 18h17
  • Última atualização em Terça, 25 de Abril de 2023, 15h40

WhatsApp Image 2023 04 20 at 18.10.05O Grupo de Estudos o Fantástico na Amazônia (GEFA), nesta sexta-feira (21), às 14h, no horário de Brasília, a live com o tema da narrativa cinematográfica “Cidade Invisível”, no canal do Youtube do GEFA. O objetivo do evento é debater temáticas de cunho dos “seres fantásticos”, oriundo da literatura oral brasileira e em especial amazônica na narrativa da Netflix. O grupo é coordenado pela professora Dra. Suellen Cordovil, diretora da Faculdade de Letras, Linguística e Tradução (Falet) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

Os convidados para o bate-papo são Franklin Yago de Souza Hipólito, formando do curso de Letras-Português, ele é membro do grupo de pesquisa Observatório de Linguagem do Sul e Sudeste do Pará (OLISSPA). É amante dos livros, das Literaturas, e do Folclore Brasileiro. Participou da Antologia Poesia Brasileira, organizada por Airton Souza, e foi um dos 100 portas selecionados para compor a obra “IX Anuário da Poesia Paraense”, a ser publicada neste ano, também organizada por Airton Souza. "A série, para além de divulgar e valorizar o folclore brasileiro, contribui para jogar luz sobre as lutas dos povos indígenas em defesa da Natureza e das florestas." afirma Franklin.

Outro convidado é Otoniel Oliveira, ele é quadrinista, ilustrador, professor universitário, diretor e produtor de filmes de animação, fundador do Iluminuras Estúdio de Animação, em 2012, dirigiu e animou a série de interprogramas Icamiabas na Amazônia de Pedra (2013); dirigiu o Curta de Animação o A História de Zahy (2017); dirigiu, escreve e fez o storyboard para o Iluminuras Estúdio de Animação de Filmes da série de TV com cinco episódios Icamiabas na Cidade Amazônia (2018), ganhadora do prêmio de Melhor Série de Animação no Festival ANIMAÍ. Como quadrinista profissional participou de coletâneas de quadrinhista escrevendo e desenhando histórias, como MSP 50 da Mauricio de Sousa Produções. Como roteirista e desenhista lançou os quadrinhos: Belém Imaginária (2004); Encantarias - A Lenda da Noite (2006); A trilogia Brasil 1500 lançada pela Editora Devir (2011-2013); escreveu desenhou e editou a Graphic Novel Pretérito Mais Que Perfeito (2015). Otoniel ressalta a necessidade de estarmos atentos para o olhar do outro sobre nós, pois ajuda a vermos o que é real e o que é inventado, pra não cairmos e repetirmos clichês.

De acordo com a coordenadora do GEFA, a Profa. Dra. Suellen Cordovil, a live do Youtube é importante para refletirmos a presença dos seres fantásticos, habitantes da floresta e demais regiões que retratam reflexões insólitas em obras cinematográficas brasileiras, além disso, compreendemos melhor a Amazônia e seu universo insólito. A live valerá duas horas de certicação complementar.

O GEFA

Grupo de Estudos o Fantástico na Amazônia (GEFA), é um grupo de pesquisa cadastrado no CNPq e certificado pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) que desenvolve debates com temáticas diversas, como, por exemplo, os estudos do gótico e outras vertentes do insólito ficcional relacionando o contexto Amazônico.

O GEFA foi criado em 2021, é liderado pela professora doutora Suellen Cordovil da Silva, da Faculdade de Línguas Estrangeiras e Tradução (FALET), e conta com a participação de estudantes de graduação e pós-graduação, egressos da Unifesspa e professores e pesquisadores de outras instituições de ensino.

A última live “Cidade Invisível” trata de uma conversa que reflete a importância da literatura oral de cunho fantástico e traduzida na narrativa da NETFLIX que tem divulgado a cultura amazônica, em especial, paraense, e alcançado curiosidades para as outras regiões do Brasil e para nível internacional.

Instagram do Grupo: gefa_unifesspa

Canal YouTube: @ofantasticonaamazonia