Abril verde: Palestra discute importância de criação da Comissão Interna de Saúde e Segurança do Servidor

• Publicado: Terça, 25 de Abril de 2023, 09h28
  • Última atualização em Quarta, 26 de Abril de 2023, 09h37

WhatsApp Image 2023 04 24 at 16.52.34Auxiliar a equipe de segurança do trabalho a identificar os principais riscos de acidente que o servidor pode sofrer no ambiente laboral. Este é o principal objetivo da CISSP, Comissão Interna de Saúde e Segurança do Servidor Público.

Numa instituição com as dimensões da Unifesspa, que conta com vários campi em diferentes cidades do estado, com um número elevado de trabalhadores atuando em diferentes dinâmicas e rotinas de trabalho, a implantação da Comissão tem papel fundamental na prevenção de acidentes.

Segundo a engenheira de segurança do trabalho, Cláudia Leão, este instrumento permite potencializar as ações da equipe de segurança da Instituição, tornando-se uma extensão desses profissionais nos diferentes locais de trabalho.

“A CISSP vai ajudar a identificar se em alguma unidade, muitas vezes distantes da sede, teve um acidente ou quase acidente e sinalizar para a equipe de segurança as medidas a serem tomadas. As reuniões da comissão são fundamentais para que, a partir dos relatos e diálogos junto à equipe técnica, sejam propostos encaminhamentos e soluções, sempre buscando a prevenção”, detalhou.

Cláudia Leão esteve na Unifesspa, no último dia 20 de abril, para socializar a recente experiência de implantação da CISSP no Instituto Federal do Pará (IFPA). O evento ocorreu na unidade 3 do Campus Marabá e contou com transmissão pela internet. Os servidores dos campi fora de sede puderam acompanhar as informações compartilhadas pela engenheira do IFPA e interagir com perguntas.

A palestra, mediada pela enfermeira do trabalho da Unifesspa, Angeli Galvão, fez parte das ações promovidas pela Divisão de Saúde e Qualidade de Vida da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas em alusão ao Abril Verde, mês dedicado aos cuidados na prevenção de acidentes de trabalho.

Principais riscos no trabalho

Segundo a engenheira, o grau de risco das instituições de ensino é considerado baixo, sendo classificado como de nível 1, por constituírem na maior parte ambientes administrativos. Merecem atenção, porém, ambientes de risco como os laboratórios. “Podem acontecer acidentes como quebra de vidraria, inalação de produtos químicos, questões ligadas à eletricidade, entre outros riscos.  No entanto, hoje, os principais riscos são ergonômicos e voltados à saúde mental”, detalhou Cláudia Leão.

WhatsApp Image 2023 04 20 at 10.33.01 2Durante a palestra, a engenheira ressaltou a importância da notificação de acidentes no ambiente de trabalho, considerada fundamental para garantir a prevenção.  Segundo ela, muitos casos de acidente ou quase acidente não são notificados por falta de conhecimento do servidor. “Se não houver o registro e a causa não for sanada, outro trabalhador poderá vir a se acidentar. Por isso, a CISSP é tão importante, para que possamos atuar coletivamente na prevenção de acidentes”, acrescentou.

Um dos primeiros passos para a implantação da CISSP é a aprovação de uma resolução para definir as atribuições da Comissão. A expectativa da equipe de segurança do trabalho na Unifesspa é que sejam iniciadas as discussões internas para que a universidade possa contar, em breve, com este importante instrumento, fortalecendo, assim, as ações de saúde e segurança do servidor.