Calourada 2023: Unifesspa prepara programação para acolhimento e integração dos novos estudantes

• Publicado: Sexta, 28 de Abril de 2023, 09h07
  • Última atualização em Segunda, 08 de Mai de 2023, 10h12

calourada 2023 bannerO início de um novo período letivo da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) está próximo. Com isso, a instituição se prepara para receber os estudantes ingressantes dos 42 cursos de graduação, nos cinco campi e também nos municípios onde existem turmas ativas da Unifesspa por meio de convênios. A Calourada 2023 irá ocorrer entre os dias 02 a 12 de maio, com transmissão de palestras e mesas-redondas para integração dos campi.

Com o tema "Diversidades, (Re) existências, transformações", a X Semana de Recepção e Integração dos Calouros Unifesspa (Calourada 2023) terá uma programação especial para acolher e comemorar a chegada dos acadêmicos. A programação, pensada há meses pela comissão organizadora, conta com eventos que envolvem diversos setores da universidade. A novidade para este ano é um maior envolvimento com programação idealizada por cada instituto da Unifesspa.

Realizada anualmente, a Calourada Unifesspa tem o objetivo de recepcionar os estudantes ingressantes e colaborar com a integração desses com a comunidade acadêmica através de atividades educativas e culturais, além  de apresentar a estrutura e serviços da Unifesspa, bem como outras informações acadêmicas e políticas universitárias.

A décima edição da Calourada é especial pois comemora o aniversário de 10 anos da Unifesspa. Toda a programação seguirá a temática “Somos 10: Diversidades, (re)existências, transformações”. O tema objetiva contribuir para a compreensão do percurso histórico da Unifesspa em seus 10 anos como um espaço de (re)existências e diversidades, que constrói conhecimento de excelência e produz transformação social.

Programação - Os dias de recepção dos calouros serão divididos da seguinte forma: de 02 a 11 de maio, ocorrerão as programações das atividades nos institutos, as datas e detalhes serão divulgados no site www.calouro.unifesspa.edu.br. No dia 12, ocorrerá a culminância principal com transmissão online por meio do canal da Unifesspa no Youtube.

Pela manhã, às 8h30, a programação inicia com uma atividade cultural de boas-vindas com dança e música no salão do prédio central da Unidade III. Às 9h, a mesa-redonda "Registro acadêmico e assistência estudantil" vai orientar os estudantes acerca dos primeiros passos na vida acadêmica e apresentar a Política Nacional de Assistência Estudantil e as possibilidades de acessar auxílios e bolsas oriundas dessa política. A segunda mesa-redonda do dia inicia às 10h30, com tema “Unifesspa: um lugar de diversidades e (re)existências”. A mesa terá a presença de diversos alunos da Unifesspa que abordaram assuntos relacionados a diversidade, acessibilidade e representação estudantil.

Após o intervalo para o almoço, a programação retorna às 14h com a conferência de encerramento “Diversidades, (re)existências, transformações”, seguida de uma atividade cultural com hip hop. Finalizando a programação, às 16h30, será o momento de falar sobre os 10 anos da Unifesspa e suas ações de ensino, pesquisa e extensão. A mesa contará com a presença do reitor da Unifesspa, prof. Francisco Ribeiro, e a vice-reitora, profa. Lucélia Cavalcante. Participam, também, os pró-reitores: prof. Denilson Costa, da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg),  profa. Lúcia Cristina, da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex), e a profa. Gilmara Feio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit).