Último dia da Calourada 2023 tem programação cultural e informações sobre registro acadêmico e assistência estudantil

• Escrito por Laura Guido, com supervisão de Saulo Alves
  • Publicado: Sexta, 12 de Mai de 2023, 11h15
  • Última atualização em Terça, 16 de Mai de 2023, 16h32

calourada encerramento culturalO último dia X Semana de Recepção e Integração dos Calouros Unifesspa (Calourada 2023) iniciou animado no salão do Bloco Central da Unidade III, em Marabá. A programação tem a temática central “Diversidades. (Re)existências. Transformações” começou na manhã desta sexta-feira com apresentações culturais de artistas da própria universidade. Entre eles, voz e violão com a cantora Madu e apresentação de carimbó com Edilene Trindade, que animaram o público presente.

Logo após, ocorreu uma conversa sobre o registro acadêmico e assistência estudantil, ministrada pelos servidores Marcos Ladeira (CRCA), Elino Benício (Proex) e mediada pela técnica Leila Aparecida de Souza, diretora de ensino da Proeg. Marcos Ladeira abordou assuntos relativos ao funcionamento do SIGAA, as funções do sistema, matrícula, tempo de curso e a importância da consulta frequente ao e-mail institucional para acompanhar os prazos e atividades da universidade.

Além disso, informações importantes sobre a assistência estudantil foram apresentadas pelo Assistente Social Elino Benício. A garantia da permanência dos estudantes na universidade é um objetivo central desse setor, que atua na administração dos recursos relacionados a bolsas, auxílios, editais, subsídio ao restaurante universitário e inclusão digital. O servidor explicou a importância de todas as pró-reitorias, distribuição de recursos e as oportunidades oferecidas. “Todos os setores da universidade atuam na qualidade e melhoria da permanência dos alunos na universidade, com apoios pedagógicos, monitoria e até o acesso ao Restaurante Universitário”, destacou.

caloura Para Louhanny Andrade, 22 anos, caloura do curso de Engenharia de Minas e Meio Ambiente, o ingresso à universidade federal foi uma conquista e as expectativas para a programação de recepção dos calouros eram as melhores. “Eu estou muito animada para saber como funciona a universidade, os sistemas e também pelo debate sobre diversidade, que é uma temática central da universidade”. Já Isac Barros, 21 anos, calouro de Letras Inglês, disse que espera conhecer mais as dependências da universidade e que, como está cursando uma licenciatura, deseja que seja formado um professor de qualidade.

Fique por dentro de tudo que acontece na Calourada 2023 no site: https://calouro.unifesspa.edu.br/.