10 dez anos de Unifesspa, no ensino, pesquisa e extensão universitária marca o encerramento da Calourada 2023

• Publicado: Sexta, 12 de Mai de 2023, 17h41
  • Última atualização em Terça, 16 de Mai de 2023, 16h26

IMG 9966Os dez anos de Unifesspa, no ensino, na pesquisa e na extensão universitária foram o foco da mesa de encerramento da Calourada 2023, ocorrida na tarde desta sexta-feira (12), em Marabá. Na ocasião, os estudantes ingressantes e demais membros da comunidade acadêmica puderam refletir sobre as conquistas e perspectivas nesta primeira década de autonomia administrativa da federal do sul e sudeste do Pará.

Compuseram a mesa solene, o reitor da Unifesspa, prof. Francisco Ribeiro, a vice-reitora, profa Lucélia Cavalcante, o pró-reitor de Ensino de Graduação, prof. Denilson Costa, a pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, profa. Lúcia Cavalcante e a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, profa. Gilmara Lima. A mediação do debate foi feita pelo professor Dom AC de Araújo, coordenador de Apoio à Diversidade de Gênero e Sexualidade do Nuade.

Primeira a falar, Gilmara Lima trouxe dados relativos às oportunidades de bolsas de iniciação científica e de inovação tecnológica, os eventos organizados pela Propit e também sobre as empresas juniores. Já Denilson Costa falou sobre o contexto da Calourada 2023, que coincide com as comemorações da primeira década de emancipação administrativa da Unifesspa.

A pró-reitora de extensão destacou que as iniciativas de produção de conhecimento não se limitam às salas de aula. “É preciso viver também o espaço da pesquisa, da extensão universitária, da cultura, que também são atividades formativas. São possibilidades de, ao interagir com outros setores da universidade, conseguir perceber demandas e possibilidades de construção de conhecimento e também de formação”, declarou.

vice reitoraEm seu pronunciamento, a vice-reitora externou a felicidade em recepcionar os ingressantes. “Nós somos uma universidade plural, diversa, de movimentos de lutas, com espaços de diálogo e respeito ao. Estejam abertos a aprender o diferente, de se apropriar do conhecimento científico com sabedoria, a fim de se constituírem como sujeitos intelectuais com autonomia. Parabéns pela aprovação, por terem escolhido uma das melhores universidades deste país e que seja um sucesso imenso a formação de vocês”, disse.

Por fim, o reitor discursou sobre os desafios, especialmente em relação às restrições orçamentárias. Ribeiro lembrou que a história da Unifesspa não começou há 10 anos.  "A Unifesspa é uma construção de muitas mãos, mentes e corações de servidores e estudantes, de trabalhadores terceirizados e parceiros institucionais, de camponeses, quilombolas e indígenas. É uma universidade de todas, todos e todes e é isso que dá sentido à sua existência ontem, hoje e sempre", enfatizou.

Sobre a Calourada - Cerca de 1.500 alunos ingressaram na Unifesspa este ano, nos mais de 40 cursos distribuídos nos 5 campis da instituição, que é sediada em Marabá e tem campus em Rondon do Pará, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e Xinguara. Nesta edição, a programação da semana de recepção dos calouros foi alusiva aos 10 anos de Unifesspa e trouxe como mote “Diversidades, (Re) existências e Transformações”. A programação teve início no dia 2 de maio, com atividades em todos os institutos, e foi finalizada nesta sexta-feira (12) presencialmente na Unidade III do campus Marabá e com transmissão pela internet.