Comissão debate desafios da expansão do ensino superior público na região amazônica

• Publicado: Terça, 23 de Mai de 2023, 15h49
  • Última atualização em Terça, 30 de Mai de 2023, 09h03

reitor audiencia A Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais da Câmara dos Deputados promove nesta terça-feira (23), em Brasília, uma audiência pública sobre os desafios da expansão do ensino superior público na Região Amazônica.

Para os deputados Airton Faleiro (PT-PA) e Célia Xakriabá (Psol-MG), que solicitaram o debate, as universidades públicas têm papel fundamental para o desenvolvimento das regiões e do País. "As instituições públicas de ensino superior podem contribuir com pesquisa e extensão, com cursos de graduação que dialoguem com a realidade onde estão inseridas", afirmam.

"A audiência proposta quer discutir as potencialidades das universidades federais na Amazônia, região que tem características muito específicas e de uma diversidade cultural e biológica única. Vale lembrar a importância da região, que tem sido alvo de intensos debates internacionais em relação à preservação do meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável", destacam os parlamentares, reforçando que "a inserção das universidades federais no processo de desenvolvimento regional é de extremo valor".

Foram convidados para discutir o tema, entre outros, a secretária-executiva adjunta do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, Raimunda Monteiro; a secretária de Educação Superior do Ministério da Educação, Denise Pires de Carvalho; o presidente do Fórum de Reitores da Região Amazônica e coordenador da regional Norte da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino reitor audienciaSuperior (Andifes), prof. Francisco Ribeiro.

Em sua fala, Ribeiro destacou os desafios da educação superior na Região Amazônica e a necessidade de recomposição orçamentária das Instituições para o fortalecimento das ações de ensino, pesquisa e extensão. Frisou, também, a importância  da recuperação dos investimentos no plano nacional de assistência estudantil, a fim de garantir a permanência dos estudantes de baixa renda nas universidades, especialmente na região norte.

*Com informações da Agência Câmara de Notícias