Saúde Coletiva recebe apoio da Unifesspa em mobilização pela inclusão do profissional sanitarista em concursos públicos da saúde na região

• Escrito por Laena Antunes, com informações do GT Saúde Coletiva
  • Publicado: Terça, 30 de Mai de 2023, 10h02
  • Última atualização em Terça, 30 de Mai de 2023, 10h19

DSC 0105O reitor da Unifesspa​, ​p​rof. Francisco Ribeiro, recebeu​,​ na tarde de quinta-feira (25), os professores do Instituto de Estudos em Saúde e Biológicas (IESB), Ana Cristina Campos, Roberson Casarin, estudantes e egressos do curso de Saúde Coletiva da Unifesspa. O objetivo do encontro foi discutir o apoio da ​r​eitoria para o movimento de estudantes, professores e profissionais da área que pedem a inserção do profissional sanitarista no concurso público da Saúde 2023, em Marabá​ (​PA​)​.

Os representantes da Saúde Coletiva solicitaram apoio da Reitoria no sentido de endossar o pedido junto aos órgãos de saúde de Marabá, por meio de ofícios e audiências com os gestores municipais. As ações visam ​o fortalecimento do curso de Saúde Coletiva e o reconhecimento do profissional sanitarista na região.

A ​profa. Ana Cristina pontuou os desafios enfrentados pela Faculdade de Saúde Coletiva (FASC) da Unifesspa  nos primeiros anos de implantação e destacou algumas das conquistas obtidas, dentre elas, a Portaria GM/MS nº 635, de 22 de maio de 2023, que estabelece as diretrizes para custeio e implantação das equipes multiprofissionais na Atenção Primária à Saúde (APS), a qual inclui o profissional sanitarista. O professor Roberson Casarin, atual diretor do IESB, relembrou a trajetória de criação do curso, o compromisso da Unifesspa em ofertar a graduação na região e externou a preocupação quanto ao índice de evasão registrado nos últimos dois anos.

Já o discente Bruno Anchieta, diretor interino da Coordenação Nacional dos Estudantes de Saúde Coletiva ​(​CONESC​)​, informou sobre as recentes ações do Grupo de Trabalho formado por profissionais e estudantes da área, na luta pela regulamentação e fortalecimento do profissional sanitarista, dentre elas, reuniões com representantes de setores da saúde e do Conselho Municipal de Saúde. Segundo o estudante, existe um grande déficit de profissionais da saúde no município e a inserção do Sanitarista irá ajudar na consolidação da saúde pública eficiente.

O reitor da Unifesspa se comprometeu a encaminhar um documento não só para a Prefeitura de Marabá, mas também para as prefeituras, câmaras municipais e secretarias municipais de saúde da região Sul e Sudeste​, ​solicitando a inserção de vagas para contratação do profissional sanitarista nos próximos concursos públicos. A expectativa é que sejam solicitadas, ainda, audiências e reuniões com os gestores públicos para conscientização da importância desses profissionais no campo da saúde local e regional.

Também participaram da reunião, realizada no Gabinete da Reitoria, a representante dos egressos de Saúde Coletiva, Elaine Chaves (turma 2016)​,​ e representando os estudantes do curso de Saúde Coletiva, Ana Karoline Barros (turma 2020).