Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Saúde Coletiva recebe apoio da Unifesspa em mobilização pela inclusão do profissional sanitarista em concursos públicos da saúde na região

  • Escrito por Laena Antunes, com informações do GT Saúde Coletiva
  • Publicado: Terça, 30 de Mai de 2023, 10h02
  • Última atualização em Terça, 30 de Mai de 2023, 10h19
  • Acessos: 534

DSC 0105O reitor da Unifesspa​, ​p​rof. Francisco Ribeiro, recebeu​,​ na tarde de quinta-feira (25), os professores do Instituto de Estudos em Saúde e Biológicas (IESB), Ana Cristina Campos, Roberson Casarin, estudantes e egressos do curso de Saúde Coletiva da Unifesspa. O objetivo do encontro foi discutir o apoio da ​r​eitoria para o movimento de estudantes, professores e profissionais da área que pedem a inserção do profissional sanitarista no concurso público da Saúde 2023, em Marabá​ (​PA​)​.

Os representantes da Saúde Coletiva solicitaram apoio da Reitoria no sentido de endossar o pedido junto aos órgãos de saúde de Marabá, por meio de ofícios e audiências com os gestores municipais. As ações visam ​o fortalecimento do curso de Saúde Coletiva e o reconhecimento do profissional sanitarista na região.

A ​profa. Ana Cristina pontuou os desafios enfrentados pela Faculdade de Saúde Coletiva (FASC) da Unifesspa  nos primeiros anos de implantação e destacou algumas das conquistas obtidas, dentre elas, a Portaria GM/MS nº 635, de 22 de maio de 2023, que estabelece as diretrizes para custeio e implantação das equipes multiprofissionais na Atenção Primária à Saúde (APS), a qual inclui o profissional sanitarista. O professor Roberson Casarin, atual diretor do IESB, relembrou a trajetória de criação do curso, o compromisso da Unifesspa em ofertar a graduação na região e externou a preocupação quanto ao índice de evasão registrado nos últimos dois anos.

Já o discente Bruno Anchieta, diretor interino da Coordenação Nacional dos Estudantes de Saúde Coletiva ​(​CONESC​)​, informou sobre as recentes ações do Grupo de Trabalho formado por profissionais e estudantes da área, na luta pela regulamentação e fortalecimento do profissional sanitarista, dentre elas, reuniões com representantes de setores da saúde e do Conselho Municipal de Saúde. Segundo o estudante, existe um grande déficit de profissionais da saúde no município e a inserção do Sanitarista irá ajudar na consolidação da saúde pública eficiente.

O reitor da Unifesspa se comprometeu a encaminhar um documento não só para a Prefeitura de Marabá, mas também para as prefeituras, câmaras municipais e secretarias municipais de saúde da região Sul e Sudeste​, ​solicitando a inserção de vagas para contratação do profissional sanitarista nos próximos concursos públicos. A expectativa é que sejam solicitadas, ainda, audiências e reuniões com os gestores públicos para conscientização da importância desses profissionais no campo da saúde local e regional.

Também participaram da reunião, realizada no Gabinete da Reitoria, a representante dos egressos de Saúde Coletiva, Elaine Chaves (turma 2016)​,​ e representando os estudantes do curso de Saúde Coletiva, Ana Karoline Barros (turma 2020).

Fim do conteúdo da página