Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Dia 15 de junho: Unifesspa realiza primeiro plantão psicológico com atendimento gratuito a toda a comunidade

  • Publicado: Terça, 06 de Junho de 2023, 17h43
  • Última atualização em Quarta, 07 de Junho de 2023, 09h01
  • Acessos: 689

plantao psicologico A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) vai realizar, no dia 15 de junho, um plantão psicológico para atender estudantes, professores, técnicos administrativos, trabalhadores terceirizados e pessoas da comunidade externa à universidade. A ação contará com uma equipe de 15 plantonistas, formada por psicólogos egressos da Unifesspa, estudantes concluintes que integram o Grupo de Estudos e Atendimentos Psicanalíticos em Marabá (Geapsi), além de profissionais voluntários. Os atendimentos acontecerão no Centro de Psicologia Aplicada da Faculdade de Psicologia da Unifesspa (CPSI/Fapsi), das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Qualquer pessoa, acima de 18 anos, poderá solicitar o serviço durante o horário de funcionamento do plantão, sem necessidade de agendamento. Os atendimentos serão feitos por ordem de chegada, com sessões de até 50 minutos. Para a comunidade dos campi fora da sede, os atendimentos serão realizados de forma online, pela plataforma google meet. Durante o acolhimento, os participantes poderão receber encaminhamentos e informações sobre outros serviços psicológicos disponíveis na Unifesspa e na rede de saúde da região.

O plantão psicológico é uma modalidade clínica que possibilita o cuidado por meio de uma escuta qualificada. O objetivo é oferecer à comunidade acadêmica e à sociedade uma alternativa de intervenção psicológica que acolha as pessoas no momento de sua necessidade, ajudando-as a lidar melhor com seus recursos e limites, promovendo saúde e qualidade de vida.

Trata-se de um atendimento breve e imediato voltado a todas as pessoas que sentem a necessidade de uma escuta profissional. Não se configura como psicoterapia, mas oferece uma oportunidade de acolhimento aos pacientes em seus diversos sofrimentos, seja mediante situação emergencial ou eventual.

“Há muito sonhávamos com a possibilidade de realizar o plantão psicológico, entendendo-o como uma ferramenta potente de cuidado em saúde mental. Pois, sabemos da crescente demanda por esse tipo de acolhimento, em função da própria realidade em que vivemos, numa sociedade cercada por tensões e estresse, angústia, insegurança, medo e ansiedade. Esperamos que toda a comunidade possa ser beneficiada e que faça a diferença na vida dessas pessoas”, ressaltou Sheila Freire, chefe da Divisão de Saúde e Qualidade de Vida da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (DSQV/Progep).

A ação coordenada pela Progep ocorre em parceria com a Faculdade de Psicologia da Unifesspa (Fapsi), o Grupo de Estudos e Atendimentos Psicanalíticos em Marabá (Geapsi), coordenado pela professora Katerine Sonora, Grupo de pesquisa Gestão Trabalho e Saúde, coordenado pela professora Socorro Mariano e Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis.

A ação faz parte das comemorações pelo aniversário de 10 anos da Unifesspa, celebrado no último dia 5 e que inclui um conjunto de atividades de prevenção e promoção à saúde.

SERVIÇO:

Plantão psicológico na Unifesspa

Acolhimento e escuta psicológica gratuita e aberta a toda a comunidade

Público-alvo: Qualquer pessoa acima de 18 anos

Quando? 15 de junho (quinta-feira)

Que horas? 8h às 12h e 14h às 17h

Onde? No prédio da Psicologia

Endereço:Centro de Psicologia Aplicada (CPSI) – antigo Nupsi

Avenida Paulo César Fonteles de Lima Filho (antiga avenida dos ipês), s/n° - Cidade Jardim

Fim do conteúdo da página