Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Feira dos Povos do Campo fortalece a agricultura familiar e os laços com a comunidade universitária

  • Publicado: Quarta, 07 de Junho de 2023, 16h08
  • Última atualização em Terça, 13 de Junho de 2023, 10h15
  • Acessos: 249

feira dos povos do campo 1Mais de 45 agricultores familiares participaram, durante esta quarta-feira (7), em Marabá, da Feira dos Povos do Campo - edição especial alusiva ao aniversário da Unifesspa. Eles trouxeram para comercialização uma variedade de hortaliças frescas, legumes, frutas, laticínios, grãos, doces, geleias, pães, temperos, além de diversos outros produtos artesanais. Tudo produzido de forma orgânica pelas mãos de agricultores e agricultoras familiares de assentamentos e propriedades próximas à Marabá.  

Tradicionalmente, a feira ocorre a cada 15 dias na Unifesspa e reúne cerca de 20 camponeses, sendo aberta também ao público externo. Nesta edição, houve ainda a venda de livros, pintura corporal e artesanato com a temática indígena, brechó e a comercialização de pratos regionais típicos. Para animar ainda mais o evento, o grupo de Forró Chapéu de Ouro se apresentou durante a feira.

Vinda do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Porto Seguro, a 25 quilômetros do centro de Marabá, a agricultora Iraci Sousa participa da feira na Unifesspa há mais de quatro anos. Para ela, esta é uma valiosa oportunidade para escoar a produção que é realizada juntamente com os filhos e os netos. “A feira tem nos ajudado muito no escoamento da nossa produção. O apoio logístico dado pela Unifesspa e também pela Secretaria de Agricultura do município é indispensável”, afirma.

feira dos povos do campo 4Iraci lembrou que durante a pandemia de Covid-19, quando muitas atividades presenciais tiveram que ser suspensas, a iniciativa inovadora da Unifesspa em realizar a feira no formato virtual ajudou com os agricultores, em sua grande maioria mulheres, pudessem vender seus produtos e garantir uma fonte de renda.

Quem aproveitou a oportunidade para conhecer a feira e adquirir alimentos fresquinhos foi Fabiana, moradora do Bairro Cidade Jardim. Acompanhada pelos filhos, os pequenos, ela aprovou a iniciativa. "Gostamos muito da experiência aqui no bairro. a feira tem muitas opções boas e interessantes, além também da parte cultural", conta. 

Representante da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Francisco Alves, ou “Chiquinho da CPT”, agradeceu as diversas parcerias firmadas entre as instituições, a exemplo da Feira dos Povos, o projeto de Preservação do Patrimônio Arquivístico da CPT e os estudos sobre as condições socioeconômicas de assentamentos e comunidades do entorno feitos pela Unifesspa.  

O reitor e a vice-reitora da Unifesspa prestigiaram a feira. Eles conversaram com os produtores e destacaram a riqueza da presença deles na universidade. “É uma alegria receber esta feira e contar com a participação dos agricultores, da população indígena e quilombola e também das mulheres artesãs. Além de fomentar a agricultura familiar por meio comercialização de produtos naturais a preço justo, este é um espaço também de troca e interação. Vocês são e sempre serão bem-vindos aqui em nossa universidade”, declarou a vice-reitora, profa. Lucélia Cavalcante.

feira dos povos do campo 2

Já Francisco Ribeiro frisou que Agricultura Familiar é a principal responsável pela produção dos alimentos que são disponibilizados para o consumo da população brasileira. “É importante defender a agricultura familiar para uma alimentação saudável ao nosso povo. É alarmante constatar que a maioria dos alimentos provenientes da agricultura de grande escala está contaminada por agrotóxicos. Neste sentido, esta feira também é uma oportunidade para que nossa comunidade possa aprender com o que vocês, pequenos produtores, fazem”, pontuou o reitor. 

feira dos povos do campo 5feira dos povos do campo 3

 

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página